11/07/2016

Veja quais são os documentos necessários para alugar um imóvel

Saiba o que ter em mãos para não perder a oportunidade

Fonte: ZAP em Casa

Para fechar um contrato de aluguel é necessário levar uma série de documentos para comprovar que você pode bancar determinado imóvel. É importante juntar tudo o mais rápido possível para não perder a locação.

+ Vale a pena alugar o imóvel pela imobiliária? Veja dicas

+ Saiba tudo sobre o contrato de aluguel

O inquilino deve agilizar a documentação exigida pelo proprietário ou pela imobiliária, tanto dele quanto a do fiador, se esta for a forma de garantia adotada. Não existe uma lista fixa de documentos necessários, mas identidade, CPF e comprovante de renda são itens básicos que geralmente são exigidos.

documentação para aluguel
O mais importante é comprovar a renda para alugar um imóvel (Foto: Shutterstock)

Para o fiador, são necessários o CPF e a identidade, comprovante de residência, certidão de casamento (e CPF e identidade do cônjuge, em caso de ser casado), comprovante de rendimento (contracheque, carteira profissional ou declaração do imposto de renda), certidão de posse de um imóvel, que não deve conter nenhum ônus, além de cópia do último IPTU.

“O mais importante é a comprovação de renda, seja com imposto de renda, com extrato bancário ou contracheque, para ter conhecimento que o proprietário não vai sair no prejuízo”, reforça a advogada Daniele Akamine, diretora da Akamines Negócios Imobiliários.

Anúncio: Conheça o SulAmérica Garantia de Aluguel

+ Veja as diferenças entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

+ Saiba como funciona o título de capitalização

+ Tudo o que você precisa saber sobre locador e locatário

+ Veja quais são as dúvidas mais frequentes de quem vai alugar imóvel

4 Comentários

  1. Olá, Gleison! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  2. Olá, Vânia! Como está? Não existe uma tempo padrão, depende de empresa para empresa. Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.