Repaginar dois banheiros de metragens semelhantes, criando cômodos de estilos distintos e sem interferir nas instalações elétrica, hidráulica e sanitária. Esse foi o desafi o da designer de interiores Letícia Laurino Almeida.
Nos dois espaços, em um apartamento no bairro Floresta, em Caxias do Sul, o objetivo foi agradar aos usuários de perfi s diferentes: um dos banheiros serve à suíte de um casal de 45 e 50 anos, e o outro, ao uso social e dos fi lhos adolescentes, um garoto e uma garota. Foi a partir disso que Letícia criou dois projetos diferentes em cores e materiais, mas iguais na disposição de móveis e equipamentos.
No banheiro dos pais, de 4,30m², o estilo contemporâneo pauta o décor. O uso de preto e branco um pedido da proprietária deixou o espaço com ar clean. A escolha do porcelanato cinza-chumbo para o piso (e não o preto, como a bancada da pia, em MDF revestido de laca preto-fosco) tem uma explicação.
Como a suíte tem 44cm de comprimento a mais sendo 10cm no boxe a bancada da pia é maior. O móvel, assim como o que compõe o banheiro dos filhos, foi projetado pela designer de acordo com a altura dos usuários.
Dificilmente eu encontraria um tom igual para o piso e a bancada da pia. Então escolhi usar cores diferentes para evitar o contraste de tons ensina Letícia.
O mesmo raciocínio foi aplicado na escolha das cores da bancada e do piso no banheiro dos filhos, de 3,73m² em estilo rústico-chique, com neutralidade de gênero. O móvel, em MDF, é revestido por melamina padrão ameixa-negra, e o piso, de porcelanato que imita madeira de demolição na cor marrom.
Para dar amplitude aos pequenos espaços, a designer trabalhou linhas horizontais. No banheiro dos filhos, os traços compostos por filetes de pedra natural são aplicados nas paredes cobertas de porcelanato bege. Na suíte, o porcelanato branco teve as linhas desenhadas com pastilhas pretas, além de uma marcação vertical na área do vaso sanitário, feita com fi letes pretos.
O resultado mostra que é possível mudar qualquer ambiente sem grandes reformas afi rma Leticia.
Até os objetos de decoração foram pensados para acompanhar cada proposta. No contemporâneo banheiro do casal, uma planta artificial tem cachepô de metal cromado.
Em ambos os espaços, a luz central é feita por fluorescentes, e a iluminação acima do espelho, por lâmpadas halógenas. O tom semelhante à luz do sol é ideal para a maquiagem e o barbear. O mesmo material que cobre as bancadas reveste dois pares de quatro prateleiras, dispostas em torno do espelho.
No banheiro dos filhos, como na suíte, a bancada que serve de armário e esconde o cesto de roupas é coberta por vidro temperado de 15mm, que dá leveza ao móvel.
No banheiro de uso social e dos filhos, a planta artifi cial igual à que decora a suíte tem cachepô de fi bra natural, que combina com o décor.
Leia mais
>> Como decorar o banheiro
>> Invista em pequenos apetrechos no banheiro
>> Sete dicas para renovar e organizar seu banheiro
>> Propostas customizadas para o banheiro