19/01/2009

É a França no Brasil: móveis de época são verdadeiros best-sellers nas lojas

Fonte: O Globo

Confira as peças clássicas de design do país europeu, que são sucesso em solo tupiniquim

Foto: DivulgaçãoZap o especialista em imóveisPapéis de parede francês, na Orlean

Depois de 2005 ter marcado o Ano do Brasil na França, 2009 será o momento da retribuição. Mas fato é que a décoration française sempre fez sucesso por aqui. Então, por conta do Ano da França no Brasil, mostramos no Morar Bem alguns estilos de época e móveis de designers franceses que são verdadeiros best-sellers nas lojas brasileiras.

Apesar de austeros, os móveis do estilo Luís XV  que se desenvolveu na França entre 1730 e 1760  constantemente são adotados em projetos de decoração brasileiros. O mobiliário é influenciado pelos motivos ornamentais do rococó, ressalta Ernesto Mancino, dono da IMI Tessuto, que vende uma boa variedade dessas peças:

São móveis considerados de grande impacto, sendo, por isso, alvos dos mais diversos revivals ao longo dos tempos.

O provençal é outro estilo francês criado no século XVIII, mas que se desenvolveu no campo, por artesãos. Valoriza as cores suaves, como o branco e o verde-claro, as texturas, as estampas floridas e a mobília com toques levemente desgastados.

Esse tipo de móvel, leve e claro, é um sucesso no Rio de Janeiro, porque tem tudo a ver com o nosso clima que, como no sul da França, é quente e ensolarado – diz Lúcia Paiva, sócia da Provence & Cia.

Pulando para o século XX, um dos mais célebres designers do mundo, o francês Pierre Paulin se tornou um dos queridinhos dos arquitetos brasileiros – especialmente pela ligação do desenho das peças com a forma do corpo. São criações dele as clássicas poltronas Gôndola (1960) e Trevo (1965) e a cadeira e a poltrona Tulipa (1965).

STARCK: UM ESTILO QUE JÁ TEM SEGUIDORES – Mais recentes, o sofá e poltrona Togo, criados por Michel Ducaroy em 1972, e a Poltrona-Travesseiro Calin, do designer Pascal Mourgue, que a desenhou em 1995, também são best-sellers por aqui. Os dois valorizam o conforto e foram criados para a grife francesa Ligne Roset, vendida no espaço Casa Forum, em Ipanema.

Mas é Philippe Starck o mais famoso designer francês da atualidade, por suas criações com design leve e contemporâneo, tanto na forma como nos materiais que emprega. Desde a década de 80 até hoje, há dezenas de móveis de Starck premiados.

Seus trabalhos vão desde interiores personalizados a móveis para produção em série, como a cadeira Louis Ghost, de 2002, que faz referência ao estilo Luís XV, em policarbonato injetado – ressalta Karla Brandão, diretora de estilo da IMI Collection.

Cria de Starck, Patrick Jouin tem feito sucesso com o mesmo estilo modernoso. Seu último sucesso é a cadeira Thalya, lançada na Feira de Milão do ano passado, de policarbonato, transparente ou colorido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.