
Se, por um lado, os materiais rústicos trazem elementos da natureza para dentro de casa, por outro eles exigem uma manutenção por conta do vento e da chuva. No caso da madeira de demolição, que passa por um processo de estufa natural para prevenir a sua retração ou empenamento, deve-se evitar o contato com a umidade. Especialistas recomendam ainda que o consumidor se certifique de que o material tem tratamento contra cupim e garantia do serviço.
Se a madeira for utilizada na varanda, local mais propício às ações da natureza, arquitetos sugerem a aplicação de cera a cada seis meses. Dentro de casa, a limpeza pode ser feita com um pano úmido torcido. “Apenas no primeiro mês, recomendamos que se utilize a enceradeira, para a madeira absorver bem a cera que aplicamos, que é muito forte”, explica Sandra Alves, vendedora da loja especializada Lavoro e Arte.
Já o mármore não requer tanto cuidado. O uso de uma esponja de aço grossa e pano de estopa é recomendável. Depois de seco, pode-se aplicar cera de polir carro para realçar o brilho do produto. Especialistas alertam, entretanto, que essa aplicação não seja feita constantemente. No caso do mármore branco ou do travertino romano claro, o alerta é com relação as iminentes manchas, que podem dar mais trabalho para removê-las e, em algumas ocasiões, requer a aplicação de resina.
Leia também
Piso: madeira de demolição ou mármore?