
Rio de Janeiro – Almofadas ecológicas, todas revestidas com tecidos feitos de garrafas pet e de fibras naturais, serão lançadas na feira da Associação Brasileira de Indústria de Móveis e Alta Decoração (Abimad), que acontece entre os dias 12 e 15 de fevereiro, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. A coleção conta com cerca de cem modelos, que conferem charme aos ambientes. Há peças de diversos tamanhos e estampas, entre elas, as de motivos islâmicos exclusivos criados pela designer Thais Queiroz. O vermelho e os tons neutros são alguns dos destaques da coleção.
“Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o tecido feito a partir de garrafas pet é mais macio que o algodão. Também é termodinâmico garantindo conforto e resistência às peças”, afirma a designer Fátima Queiroz, proprietária da Les Coussins, que está lançando a coleção de eco-almofadas.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Pet (Abipet), o Brasil produz anualmente 378 mil toneladas de garrafas do tipo pet, sendo que 52% deste material é reciclado e transformado em tecido. A reciclagem de pet responde pelo sustento de 200 mil famílias brasileiras.

Fátima explica que a sustentabilidade de sua produção não se restringe aos materiais empregados. Conta que são usados um software de corte que otimiza o aproveitamento dos tecidos. Mesmo assim os retalhos e sobras são empregados nos detalhes e acabamentos das peças.
A preocupação com o meio ambiente não é uma novidade para ela. Desde 1991 a empresa investe na promoção e resgate do cultivo de fibras naturais junto a tribos indígenas do Norte e Nordeste do País.
Dentro do conceito de que a natureza promove bem-estar, Fátima diz que também desenvolve almofadas manufaturadas em algodão com apliques de casca de coco, palha de buriti e folhas de taboa. Todos vindos da flora amazônica. Ela também costuma contar com o trabalho de artesãs que fazem crochê e fuxico, entre outras técnicas.
Se está achando a sua sala muito monótona, a solução pode ser as eco-almofadas.
SERVIÇO:
www.lescoussins.com.br
LEIA MAIS:
Fique de olho nas novidades de 2009