27/09/2006

Economia de água

Fonte: Editoria Zap

Em praticamente todos os prédios é possível a instalação de um sistema de hidrômetros individuais, para que cada unidade do condomínio pague a conta relativa ao seu próprio consumo

Leitura eletrônica – Custos

Os custos variam de caso a caso, pela dificuldade de instalação.

Se a opção for pelo sistema de leitura eletrônica, o valor fica em torno de 500 reais por unidade. Nesse tipo de leitura, os dados de consumo são enviados por telemetria às empresas e repassados em planilhas de custo para as administradoras, que providenciam o boleto devendo ser pago pelo condômino.

Já no caso de leitura feita manualmente por um leiturista, que pode ser um técnico da empresa que instalou o sistema ou de serviços terceirizados, o valor do projeto fica em média 200 reais por unidade, em prédios novos.

Em construções antigas, o custo varia de 500 a 3000 reais por unidade, dependendo do número de colunas do apartamento e do sistema de leitura implantado.

Nos prédios antigos que, pelo tempo de construção, necessitam de troca de colunas, pode ser considerada a possibilidade de realizar a instalação do sistema na mesma obra, o que pode trazer praticidade e abater alguns custos.

Nos prédios novos, a construção muitas vezes já pré-dispõe o sistema de individualização. Nesses casos, o condomínio deve verificar se a construtora deixou o local para o hidrômetro na unidade ou na área comum, pois isso implica em diferenças no orçamento para instalação do sistema, e também no método de leitura da conta.

Cobrança e inadimplentes

A cobrança é feita individualmente, podendo ser incorporada à taxa condominial mensal ou cobrada separadamente.

Os inadimplentes podem ter sua água desligada, pois o sistema identifica as unidades que têm contas em aberto. Mas isso deve ser acordado em Assembléia, antes da instalação do sistema.

A manutenção do sistema pode ou não ser feita pela empresa que desenvolveu o projeto e instalou em seu condomínio. Verifique antes da contratação o tempo de garantia e serviços oferecidos após a obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.