16/02/2009

Economia de até 20%

Fonte: Jornal da Tarde

Soluções podem diminuir o custo da instalação do escritório. Veja o que mais pesa

Em tempos de crise, toda economia na montagem de um escritório é vantajosa para pequenos empresários. Segundo o arquiteto Marcel Monacelli, especializado em arquitetura corporativa, a economia pode ser de 20% do custo total com planejamento e soluções funcionais. ?O custo médio para montar um escritório é de R$ 1,5 mil a R$ 1,7 mil por m² para empresas a partir de 50 funcionários. Adotando essas soluções, o empresário pode reduzir em 20% o custo do escritório. Em escala proporcional, os conceitos valem para unidades menores?, explica.

DivulgaçãoEscritório projetado por Dante Della Manna: mesões aproveitam o espaço, e luzes baixas substituem forro

Ele cita, por exemplo, a utilização de iluminação em forros, opção custosa que pode ser substituída por lâmpadas penduradas, que têm efeito similar. ?O ideal é agregar luminárias pontuais com as de teto. Um sistema manual deve regular as luzes baixas, que são uma espécie de abajur.?

Levando em consideração que o mobiliário é o item mais caro nesse orçamento – em torno de 45% do total do custo de implantação, calcula Marcel -, em salas amplas a opção são mesas contínuas, que possuem compartições menores e aproveitam melhor o espaço. ?Essas soluções são ainda mais essenciais em escritórios menores. Quanto menor o escritório, maior o peso do custo dos móveis.?

Ele lembra que o executivo pode usar a vantagem da tecnologia ao seu favor. ?Com monitores e materiais mais leves, há menor necessidade de quantidade de material empregado. Hoje, monitores de tela plana e impressoras menores não ocupam mais que 60 cm para colocação.?

Divisórias envidraçadas também pode ser uma solução econômica à construção de paredes, pois garantem a privacidade acústica com a vantagem visual de que escritórios pequenos passam a impressão de serem mais amplos.

Com relação ao espaço para circulação, Marcel acredita que 8 m² por funcionário seja o ideal para se ter conforto no ambiente. Porém, o número varia conforme a atividade da empresa.

SOLUÇÕES – Troque a iluminação em forros por lâmpadas penduradas

Opte por mesas contínuas, feitas com materiais leves,
como alumínio, e 60 cm de superfície

Divisórias envidraçadas, em alumínio ou acetato, garantem isolamento acústico. Outra opção é o drywall bem instalado

Pisos elevados devem ser monolíticos, inteiriços ou com pedras naturais

Troque o carpete em placa pelo rolo com calhas de distribuição para cabos

Persianas roll on aproveitam melhor a luz natural

Opte por piso melamínicos em vez de carpetes em escritórios abertos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.