29/06/2011

Em Casa: Patricya Travassos mostra seu cantinho favorito

Fonte: O Globo
Atriz Patricya Travassos (Foto: Divulgação)
Atriz Patricya Travassos (Foto: Divulgação)

Ela jura que a imagem de zen, conquistada desde que passou a apresentar o programa Alternativa Saúde, no GNT, não reflete a sua realidade “super” agitada. Mas até seu apartamento, na Gávea, parece contradizer o que a atriz e apresentadora Patricya Travassos afirma. Afinal, a sala de estar, como ela mesma define, faz um convite à contemplação. E é exatamente o que ela faz. Às vezes por horas.

O local preferido para isso é a confortável chaise, colorida por uma manta trazida por ela de uma viagem à Tailândia. Ali, Patricya lê, escreve, ouve música, relaxa e… contempla.

“Um dos privilégios de viver no Rio é poder ter uma parede verde natural em casa. Já morei de frente para o mar e é ótimo, mas muito agitado”, afirma.

E a natureza, por vezes, parece invadir o apartamento da atriz. Atrás da chaise, janelões de vidro voltados para o jardim do edifício onde mora dão um clima de verde abundante. Que fica ainda mais evidente com as plantinhas que ela espalha pela sala: a orquídea do momento (há sempre uma florida no ambiente, segundo ela) e três árvores da felicidade, que a acompanham há anos por várias casas onde morou.

Antiguidade, aliás, é posto para Patricya. São vários os objetos que a seguem há muito tempo.

Os sofás que vão ganhando novas capas, a mesinha lateral de estilo art déco – herança de uma tia -, os quadros espalhados pelas paredes, os objetos artesanais descobertos em viagens e brechós, os presentes.

“Acho que jamais deixaria outra pessoa fazer a minha casa. Cada objeto aqui tem uma história. Levou uma vida para a casa ficar assim”, brinca ela.

Mas, se depender de sua vontade, em breve, a casa pode ganhar outra cara. Patricya adora mudar toda a decoração de vez em quando – característica, aliás, típica de seu signo, Touro. E agora, morando sozinha desde que o filho saiu de casa, tem motivo para a repaginação.

“Taurinos adoram brincar de casinha e também adoram mudar tudo de vez em quando. Eu tenho várias arrumações para essa sala: a de festa, a do dia a dia…”, diverte-se ela, que confessa, já planeja uma grande reforma: – Preciso fazer algumas obras e quero aproveitar para integrar mais os ambientes. A casa ficou grande demais só para mim.

Sorte dos amigos que vez por outra são convidados para festinhas e jantares que levam a anfitriã a assumir a cozinha:

“Adoro preparar comidinhas, escolher, comprar os ingredientes. Mas só as coisinhas gostosinhas. Arroz e feijão, eu delego”, ri.

LEIA MAIS:

Decorar cômodo com acessórios de rock sem torná-lo jovial demais. Como?

Engenheiro cria casa ecologicamente correta que pode ser a menor do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.