06/04/2008

Empréstimos em xeque

Fonte: Jornal EXTRA

Pro Teste testa as linhas de financiamento oferecidas pelo mercado e indica as melhores

A decisão pela compra da casa própria gera ansiedade por um lado e insegurança por outro. A começar pelo assunto que está diretamente ligado ao bolso: a forma de pagamento. Como os valores costumam ser altos, o financiamento é a saída mais comum. Por isso, para guiar os futuros mutuários, a Pro Teste, entidade de defesa do consumidor, testou e comparou os empréstimos oferecidos por dez bancos brasileiros (veja o quadro abaixo com as melhores opções).

O estudo mostra, por exemplo, que, para imóveis de até R$150 mil, as melhores opções são Caixa Econômica Federal, Banrisul e Itaú. Além disso, a Pro Teste faz uma análise dos modelos de crédito. Segundo a entidade, a compra na planta, por exemplo, é vantajosa porque sai mais barata. Já o consórcio imobiliário não é recomendado, porque não tem prazo para a entrega das chaves.

Outra recomendação da empresa é sobre os planos de parcela fixa. Segundo o estudo, essa é uma opção que deve ser descartada. Isso porque, nesse modelo, a Taxa Referencial (TR) é projetada e acaba ficando mais cara do que realmente é, já que esse indexador vem caindo com a Selic (taxa básica de juros).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.