13/09/2011

Energia solar poderá ser usada para resfriar ambientes internos

Fonte: O Globo

Usar a energia do sol para aquecer a água da casa, mesmo que ainda seja um recurso pouco usado, já não é novidade. Mas que tal usar essa mesma energia para resfriar ambientes internos naqueles dias que o sol parece querer castigar os mortais? Pode parecer estranho, mas já há pesquisas sendo feitas nesse sentido. No Brasil, a pioneira no assunto foi a Universidade Federal de São Carlos (UFSC). Lá, o professor Maurício Rorlz comandou estudo sobre o uso de chaminé solar.

Energia solar (Foto:Divulgação)
Energia solar (Foto:Divulgação)

O equipamento tem uma placa, muito parecida às usadas pelos aquecedores de água, que capta a energia do sol e aquece o ar que está dentro da chaminé. O ar quente sobe “empurrando” para dentro da casa ou edifício o ar mais frio captado no exterior propiciando uma ventilação natural.

– As chaminés são usadas há milênios para diversas funções. A diferença é que estamos usando a temperatura do sol para fazê-la funcionar como queremos – explica Roriz.

Segundo ele, ainda não há previsão de produção industrial do protótipo construído na universidade para testar o experimento. Mas o objetivo de comprovar a viabilidade do projeto foi atingido. Afinal, durante o ano em que ele ficou montado na universidade, foi possível até criar um sistema que permite controlar o nível de captação de energia. A chaminé chegou a ser chamada por alguns veículos especializados de ar condicionado solar.

“Não concordo com esse nome porque a chaminé não permite que o usuário controle a temperatura do ambiente, que é a grande premissa do ar condicionado”, explica Roriz, que ainda vê a necessidade de aprimoramento de alguns detalhes do objeto.

Um deles é a aparência, que precisaria ser repensada por arquitetos ou designers para ter um aspecto mais agradável. O outro é a eficiência em grandes prédios.

“Nesse caso, seria preciso ter uma chaminé para cada três ou quatro pavimentos. Ou a ventilação não seria eficiente”, diz.

LEIA MAIS:

Construtoras investem em projetos residenciais com sistema de captação da água da chuva e telhados brancos

Engenheiro cria casa ecologicamente correta que pode ser a menor do mundo

1 Comentário

  1. Olá, Isadora! Tudo bem? A Universidade Federal de São Carlos (UFSC) é a pioneira no assunto! Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.