18/05/2011

Engenheiro cria casa ecologicamente correta que pode ser a menor do mundo

Fonte: O Globo
Casa eco-sustentável e considerada a menor do mundo (Foto: Divulgação)
Casa eco-sustentável e considerada a menor do mundo (Foto: Divulgação)

Você consegue imaginar uma casa de 9 metros quadrados com cozinha, quarto de casal, banheiro e sala? E ainda toda sustentável? Pois o engenheiro e psicólogo Mike Page não só idealizou, como também projetou uma. Apresentada em abril no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo, na Escócia, o “Cubo”, como é chamada, pode ser a menor moradia do mundo.

Page procurou adaptar todo o mobiliário utilizado em uma casa convencional para o seu projeto, que custa cerca de US$ 80 mil. Na sala, há uma mesa e duas cadeiras sob medida e, no quarto, uma pequena cama de casal de 120 centímetros de largura. O banheiro conta com pia e chuveiro, da mesma forma que a cozinha tem todo o aparato necessário, como fogão, armários, escorredor, pia e máquina de lavar roupa.

A energia necessária para o funcionamento da casa é obtida através dos oito painéis solares fotovoltaicos instalados no telhado e na parede externa do imóvel. Outra característica interessante da casa é a criação de um banheiro de compostagem. Nele, um sistema separa a urina de resíduos sólidos. Depois dessa etapa, uma água cinzenta é misturada aos dejetos, transformando-os em material orgânico para compostagem.

O “Cubo” conta ainda com mobiliário personalizado – construído a partir de madeira de origem sustentável -, que inclui duas poltronas projetadas por Mike Page e Davies Linden. Os estofados foram feitos com tecido especial, de 75% de lã e 25% de fibras derivadas de urtigas. Já o colchão é de látex natural com cobertura de algodão orgânico.

LEIA MAIS:

CDHU vai construir 200 unidades habitacionais sustentáveis em São Paulo

Arquiteto cria projeto de edifício com apartamentos móveis para grandes centros urbanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.