01/04/2016

Entenda os tipos de tecidos para o sofá e saiba escolher o seu

Crianças, animais de estimação e regiões muito quentes ou frias influenciam na decisão

Fonte: ZAP em Casa

Tamanho, cor do estofado e preço são geralmente os pontos mais relevantes na hora de comprar um sofá. “Pouca gente leva em consideração o tipo de uso que será feito e a partir dele qual o revestimento mais adequado, o que pode se transforma em uma grande dor de cabeça no futuro”, afirma a arquiteta Luciana Araújo.

+ Aprenda a usar móbiles para decorar a sua casa

+ Veja passo a passo como substituir as tomadas de casa

Para ajudar na escolha, a especialista indicou uma lista de tecidos de acordo com as necessidades mais comuns. As opções variam entre materiais com maior durabilidade ou extremamente sensíveis e os considerados leves, como o linho, e pesados como o veludo, couro e camurça.

Crianças à vista

Pequenos em casa pedem tecidos duráveis e resistentes. E não faltam alternativas para eles. Entre elas estão o jacquard e os tecidos sintéticos. “O jacquard lembra uma lona, como a usada no uniforme dos soldados do exército” afirma Luciana. “Tem uma resistência ótima e o acumulo de sujeira é bem menor”. Outra boa aposta é o tecido sintético (poliéster e polipropileno). “Por ter plástico na composição, ele é naturalmente impermeável e dura muito mais tempo”.

Pelo por todos os lados

sofa_couro
Couro natural é ótima opção para quem tem cachorros e gatos (Foto: Divulgação/ Óbvio Arquitetura)

Para quem tem animais de estimação a escolha do revestimento tem que ser pela facilidade de limpeza. Os eleitos nesse quesito são o couro e o couro sintético. “Em ambos a sujeira não impregna e a limpeza é feita com um simples pano”, diz a arquiteta. “Não recomendo para crianças, porque eles são sensíveis a manchas de canetas e canetinhas, por exemplo”. A diferença entre o couro e o couro sintético é o custo e, consequentemente, a durabilidade. “O sintético exige um cuidado maior para evitar o ressecamento e aquele indesejável efeito craquelado”.

Faça frio ou faça calor

sofa_linho
Sofá de linho é boa opção para lugares quentes, mas a limpeza não é tão simples (Foto: Divulgação/ Óbvio Arquitetura)

Em casas de campo e montanhas a sugestão são os tecidos mais quentes. Além do couro, camurça e veludo são boas pedidas. “O veludo está com tudo, as cores vibrantes e o tom acolhedor estão fazendo dele o queridinho da vez”, diz a especialista. Para regiões quentes invista em fibras mais naturais. Privilegie tecidos que tenham algodão, como o linho e a sarja. “É importante saber que apesar de leves e de toque macio, eles sujam com facilidade e não são tão fáceis de limpar”.

A prova d’água

sofa_acqua
Acquablock é a única opção resistente à água para ambientes externos (Foto: Divulgação/ Óbvio Arquitetura)

A única opção para áreas externas é o acquablock, tecido resistente à água. “Ele é impermeável, mas não aguenta, por exemplo, ser mergulhado na piscina ou uma chuva forte”, ressalta Luciana.

Vida longa

Independentemente do tipo de tecido, a impermeabilização é a única saída para manter as características originais do sofá por mais tempo. A técnica evita que líquidos ou outros materiais penetrem no tecido formando manchas e danos permanentes. “Existem no mercado tecidos que já são impermeabilizados de fábrica e para os que não são vale investir no procedimento pelo menos uma vez ao ano”, afirma Luciana. “Um pouco de molho shoyu ou vinho, por exemplo, podem ser fatais”.

 

+ Cortinas, sofás e tapetes necessitam de limpeza duas vezes por ano

+ Veja dicas para inovar e decorar a sala sem sofá

+ Saiba o que levar em consideração antes de escolher o sofá para sala

+ Conheça o sofá de cerâmica que tem várias funções

+ Guia do sofá: Saiba como cuidar do móvel e usá-lo na decoração

+ Arquiteta dá sugestões e dicas de como escolher o modelo ideal de sofá

+ Sofá de canto otimiza espaço e dá estilo ao ambiente. Veja ideias

+ Saiba como escolher o melhor sofá-cama para sua casa

+ Veja como preservar o sofá de couro

+ Use o pallet e faça você mesmo um sofá e uma mesa lateral. Assista ao vídeo

+ Saiba como deixar seu sofá com conforto de primeira classe

+ Saiba a distância ideal entre o sofá e sua TV para uma melhor visualização

+ Saiba qual é o sofá ideal para a sua casa

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

8 Comentários

  1. Olá, Antonia! Acompanhe o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  2. Gostaria de uma opinião sobre tecido e modelos de sofás minha sala é grande então gostaria de uma opinião suas.Obrigada!

  3. Informações incorretas sobre o tecido para quem tem gatos. Eu tinha um sofá de couro sintético e o gato literalmente destruiu o sofá. Nem a faxineira do meu prédio quis dado rsrs. O couro sintético é muito fino e as garras perfuram facilmente tanto pra afiar as unhas ou quando ele saia correndo e usava a tração nas 4 patas. Fuja de tecidos que esgarçam tb como linho. SOLUÇÃO = aquablock que é um tecido para áreas externas. A trama é bem fechada impedindo que as garras entrem e por ser impermeável é fácil de limpar também. Outra opção mais confortável porém menos durável é o ultrasuede, que parece um veludo.

  4. Olá, Rodrigo! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  5. o que e preciso para fazer cadastro de compra para tecidos de sofas.
    trabalho com fabricaçao .

  6. Olá, Jofesa! Tudo bem? As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações para você decorar sua casa. Os tecidos não estão à venda pelo nosso site. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.