01/03/2012

Entenda por que os apartamentos novos encolheram

Fonte: Jornal Extra
Os apartamentos mais novos encolheram, para reduzir despesas com obras e aproveitar ao máximo os espaços disponíveis (Foto: Divulgação)

Com a evolução do mercado imobiliário e das tendências em arquitetura e construção, os apartamentos sofreram diversas alterações ao longo dos anos. A mudança mais notável foi o encolhimento desses imóveis, para reduzir as despesas com obras e tentar aproveitar ao máximo os espaços disponíveis. Arquiteto e urbanista, Leonardo Picinatto destaca o que mudou de apartamentos antigos para os mais novos:

Imóveis compactos (Foto: Divulgação)

Condomínios – Antigamente, a construção de um edifício residencial surgia da formação de um condomínio, quando um grupo de pessoas interessadas em um apartamento se organizava para adquirir um terreno e contratar uma construtora. Hoje, há a figura do promotor imobiliário, que procura reduzir as despesas com a construção e tirar o maior proveito possível do espaço disponível, visando ao lucro.

Menos espaço – Os cômodos perderam espaço, principalmente cozinha e banheiro, onde o custo com instalações hidráulicas e revestimento é maior.

Banheiros – O bidê foi substituído pela ducha higiênica (chuveirinho), diminuindo o custo do empreendimento.

Pé-direito – O pé-direito ficou menor, por uma questão de redução de despesas com a obra e para permitir a construção de mais unidades dentro da altura máxima permitida para o prédio, de acordo com o código de obra (aproveitamento de gabarito).

Quarto de empregada – As dependências de empregadas foram reduzidas ou eliminadas do imóvel, para contenção de despesas e pela perda do hábito da contratação de funcionários residentes. O cômodo deu lugar a despensas, depósitos ou escritórios. Passou-se a oferecer a opção de quarto reversível, ou seja, que pode ser usado como um escritório, de acordo com a preferência do comprador.

LEIA MAIS:

Imóveis mais compactos: mudanças na metragem seguem tendências de arquitetura e construção

Dois quartos de vários preços e padrões

25 Comentários

  1. Isso é alguma piada???Os imóveis reduziram de tamanho e os preços elevaram. Não vejo nenhuma “economia” a não ser para as construtoras.

  2. Tudo é feito somente a favor das construtoras. Quem quiser o modelo básico mais antigo só comprando usados de décadas atrás. Na prática quase ninguém usa chuveirinho no banheiro o que demanda mais papel higiênico que deveria ser esfregado sujo na cara do dono da construtora. Os preços dispararam, as formas de pagamento não comportam as oscilações normais da vida como perda de emprego, doença, morte de familiar, perda de renda inesperada, enfim, os imóveis foram feitos para serem devolvidos antes do prazo. Isso tudo se chama Brasil. Um lugar que só facilita a vida de ricaço e que se dane o resto. Daqui a pouco também vão reduzir o espaço pro chuveiro e vai todo mundo tomar banho de pinico.

  3. Essas noticas de butiquim são uma piada. O que aconteceu é que o preço disparou tanto que se fizeram apartamentos grandes de 150-200metros² ninguem terá dinheiro para comprar… logo eles diminuem a metragem pra não ter que baixar o preço!

  4. Piada!!! O preço de um imóvel só aumentou, os únicos beneficiários são as construtoras e os corretores que tão ganhando muito mais de comissão.

  5. Hahahaha.. Boa Katrina.. é piada de imobiliária mesmo… Estão tentando “conscientizar” o consumidor a aceitar os elevados preços e imóveis toscos…

  6. O que realmente parece é que o governo tentou facilitar a aquisição de imóvel através de maior facilidade no financiamento e as contrutoras bolaram rapidinho um jeito de reverterem esse benefício para elas através de imoveis baratos, a maioria parede estrutural, nem usam as vigas e colunas de outrora, e preços extratosféricos. Como parar esse tsunami? Só não pagando por isso. Mas daí fica o medo, se não repassarmos essa grana para as empreiteiras pode ser que elas mandem dificultar o crédito e daí a gente toma na cabeça de outra maneira.Resumindo não basta existir Deus, ele tem que nos socorrer…

  7. Olhando essa exposição de justicativas, é quase possível ficar convencido, salvo pelo fato de que a suposta economia para os apartamentos, que termina reduzindo drasticamente a privacidade e conforto dos moradores seja entre unidades autonomas, seja internamente em seus próprios cômodos, criou outro modelo de construção, com “piscinas”, churrasqueiras, academia e toda sorte de coisas cujo custo de manutencão torna a taxa condominial um fardo, não só a curto prazo, como a medida em que as intalações e equipamentos ficam mais velhos. Principalmente quando aparecem aqueles inadimplentes espertinhos. Sou mais uma vaga de garagem e um bom apartamento por um preço justo.

  8. sério, não dá pra entender o propósito dessa matéria…querem que eu aceite essa sacanagem de boa? é isso? Brasil é um país ruim mesmo viu…

  9. agente só toma na cabeça e bancos imprensa e tudo mais querem fazer-nos achar que ta tudo muito lindo e maravilhoso…

  10. Os apartamentos diminuíram de tamanho e aumentaram de preço. Oferecem condomínio com várias opções de lazer que não são usadas. A pessoa não pode nem fazer uma social dentro de casa porque não cabem mais de 4 pessoas. As taxas muito elevadas, condomínio caro e quem sai ganhando são as construtoras e as imobiliárias.Falam em aquecimento no mercado imobiliário mas foi assim que os Estados Unidos entraram em crise; oferecendo crédito pra quem não tem condições de pagar e com alto índice de inadimplência. Babaca é quem compra. Prefiro os antigos com bastante espaço e condomínio barato sem grandes palhaçadas. Quando o país quebrar e não tiver pra quem vender esse grande número de imóveis, ai sim vão entrar no desespero e vão vender pelo valor que realmente vale ou até menos. Não existe demanda pra toda essa oferta que estão gerando. Abram os olhos.

  11. É realmente um absurdo! O pior de tudo é que compramos, isto chama engana troucha.Apto menor, os ambientes fora de medida padrão, cama q não cabe criado, sala de jantar, que quem senta o outro não passa, banheiro q sai um para entrar outro, enfim mas o precinho tá tão baratinho…Tem q mais é não comprar!!!

  12. POR DETRAS DISTO TEM OS IMPOSTOS ELEVADISIMOS QUE SE COBRAN NAS MATERIAS PRIMAS EMPREGADAS E TODOS OS IMPOSTOS ELEVADISIMOS QUE O GOVERNO COBRA PARA PODER TRABAlhar neste pais Brasil fora amao de obra e todo o material que se roban todos os que pasam pela obra ,e construtores sao as vitimas e os viloes de tudo isso pessoas que gostam de construir e trabalhar neste pais sao mal vistos , quem fez esta materia no minimo nao entende nada do ramo

  13. gostaria de saber quem constroi de graça , si este arquiteto o faz eu vou logo encmendar a minha , aconteçe que os terrenos estam escasos e carisimos , ahi comeza tudo , e as familias antigamente tinham muitos filhos dahi que precissa casas grandes , agora no maximo se tem dois filhos , isso tambem e tomado em conta na hora de construir algo , tudo esta hiper valorizado com copa do mundo olimpiadas , se espera que quando lleguem os estrangeiros ( vitimas paguem o preço ) que se cobra vitimas somos todos nos destos gobiernos entra e sai sempre a mesma M

  14. Realmente a coisa esta´desavergonhada. Gostaria de saber se esses construtores morariam em algo parecido com o que eles constroi. Isso pra mim é falta de respeito para com a população principalmente a mais carente. Tenho visto contruções que estao ainda em andamento que parece ser para bichos ficarem lá dentro. E o pior de tudo é que nao sao valores tao accessiveis. Se um dia o ser humano deixar de ser tao ganancioso, talvez este planeta venha a ter um pouco de luz. Que Deus tenha misericordia dessas pessoas. Colhemos o que plantamos.

  15. Famosa lei da oferta e procura, se as construtoras continuam fazendo é porque tem gente comprando, quer ver só: Quantas que reclamaram aqui moram num apartamento com cômodos espaçosos, de pé direito alto, com paredes de verdade que ode furar sem medo? Então, enquanto houver trouxas que aceitem e paguem por essas merdas, as construtoras continuaram a fazer. Pra eu ter tudo que citei acima, precisei abrir mão de algumas coisinhas, como elevador já q o prédio aqui é de 3 andares, condomínio com acadêmia, salão de festa, piscina, e toda essas coisas que vc paga e mal usa.Então ´uma questão de escolha, se a maioria ainda prefere os “apertamentos”…

  16. Sou revoltadíssima com o tamanho dos imóveiis que estão fazendo agora. Um absurdo estas varandas goumert, que só serve para tirar mais espaço do que já é pequeno. Não vou aceitar nun ca o encolhimento no tamanho dos apartamentos. E o pior é que os preços são abusivos.Para mim não é normal como querem dizer que é.

  17. Tudo se resume em: Compro agora …. ou pago mais caro no momento em que posso comprar adiando a compra de meu imóvel ou após acumular ou polar $ ! Concordo em pesquisar sempre, muitas vezes o ” barato” pode sair caro, com muita dor de cabeça, demora na entrega, etc . O que tem que acabar de vez é excluir o item no contrato que consta que ” poderá atrazar em até 6 meses do prazo estipulado da entrega” as incorporaforas e construtoras tem que ter vergonha na cara e simplesmente cumprirem o prazo porque todas usam esta brecha e na maioria extrapolam em mais e 8, 10 e 12 meses e o comprador é obrigado prorrogar contrato locação, adiar casamento etc. etc ACORDA Brasil vamos exigir nossos direitos no Voto, na Justiça ou em Sites do tipo reclame aqui o Povo precisa saber quem são as sérias e as picaretas.

  18. É PERFEITAMENTE LÓGICA E PLAUSÍVEL AS EXPLICAÇÕES DO PORQÛÊ DA DIMINUIÇÃO DA ÁREA ÚTIL DOS LANÇAMENTOS. É UMA TENDÊNCIA QUE A MEU VER NÃO TEM MAIS VOLTA. MESMO ASSIM EXISTEM MUITAS OPÇÕES NO MERCADO.VI ALGUNS COMENTÁRIOS QUE CRITICAVAM OS IMÓVEIS ANTIGOS. ACREDITO QUE SEJA GOSTO PESSOAL OU NECESSIDADES DE CADA UM. TODOS OS MEUS IMÓVEIS COM EXCESSÃO DE 1 DE 4 ANOS SÃO MAIS ANTIGOS. EX. MORO SÓ EM UM APARTAMENTO DE 1 DORMITÓRIO COM 60M2ÚTEIS, SALA PARA 2 AMBIENTES, DORMITÓRIO GIGANTE, COZINHA IMENSA, COPA SEPARADA, ÁREA DE SERVIÇO SEPARADA DA COPA E AINDA BANHEIRO DE EMPREGADA. DUAS ENTRADAS SEPARADAS, SOCIAL E DE SERVIÇO, COM SEUS RESPECTIVOS ELEVADORES SEPARADOS. COMO É UM PRÉDIO ANTIGO NÃO TEM LAZER MAS TEM ESPAÇO, TODAVIA QUANDO QUERO UMA PISCINA, JOGAR TENIS ETC, ARRUMO MINHA MOCHILA ANDO 5 QUADRAS, FAÇO EXERCÍO ANDANDO E CHEGO AO CLUBE PALMEIRAS, ENCONTRO MEUS AMIGOS FAÇO O QUE TENHO PARA FAZER E VOLTO PARA MEU ESPAÇOSO APTO DE 1 DORMITÓRIO.QUEM QUER TER TUDO DENTRO DE UM CONDOMÍNIO É ASSIM, VC SÓ FRITA UM OVO E TEM DE ABRIR TODAS AS JANELAS, LIGAR EXAUSTÃO E TORCER PARA QUE SUAS ROUPAS NO VARAL( QUANDO TEM ÁREA DE SERVIÇO) NÃO FIQUEM COM CHEIRO DE GORDURA. MORA EM UM APTO DE 35M2 PAGANDO MUITAS VEZES 410.000 A 420.000, ONDE PODERIA COMPRAR UM EXELENTE 2 DORM MAIS ANTIGO. TUDO É UMA QUESTÃO DE GOSTO? OU DE INTELIGENCIA? AS CONSTRUTORAS LANÇAM ESTES CUBÍCULOS E OS BRASILEIROS COMPRAM. PAGAM UM ABSURDO E DEPOIS EM SUAS GAIOLINHAS DESCOBREM A BESTEIRA QUE FIZERAM!!!!!

  19. Aqui no Rio , apartamentos de 3 ou 4 milhões que nem um aquecedor vem. Portas feitas de caixote de maçã. Acabamento zero! Quanto a esses cubículos, não investiria um centavo neles. O ideal, para moradia, é um quarto e sala de 50 ou 60 m2. Mas agora, as construtoras querem fazer um 4 qts em 60 m2. Piada.

  20. Feliz daquele que mora num prédio antigo, mas bem conservado. Num imóvel espaçoso e sem as frescuras dos condomínios atuais, que só fazem o condomínio subir.

  21. Tem um fator não abordado na reportagem que acredito ter haver com custos. Prédios sem um mínimo de isolamento acústico. Nessa semana um morador do meu prédio subiu ao andar de cima e esfaqueou a porta do outra gritando para desligar a TV. Moro vizinho e garanto nãoo estava alto. Vejo lages com o mínimo especificado pela norma e paredes estreitas, falta de isolamento hidraulico entre os banheiros, onde você sabe exatamente tudo que o vizinho de cima esta fazendo. É muita ganancia por dinheiro. Existe soluções técnicas para resolver. lamentável…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.