11/12/2006

Entrevista: Inova Administração de Vendas

Fonte: Editoria Zap

Diretor da Inova, Celso Fernandes explica o que deve ser observado antes de assinar um contrato de consórcio imobiliário

Zap o especialista em imóveis

 

O que é o consórcio imobiliário?

Consórcio é a reunião de várias pessoas com o objetivo de comprar um bem semelhante. Eles se reúnem em um grupo de consórcio e pagam parcelas mensais para uma empresa denominada administradora de consórcio. Esta tem um papel de arrecadar as parcelas e realizar a entrega dos bens do grupo seja por sorteio mensal de um dos participantes ou seja pelo maior lance ofertado entre as pessoas que desejam antecipar a compra do bem.

Quais as vantagens que você atribuiria a um consórcio de imóveis diante das demais formas de compra? 

Como ficou claro, o dinheiro da compra do bem é do grupo, que foi arrecadado das parcelas de cada participante. Ou seja, não vem do mercado financeiro e desta forma não tem juros. As administradoras de consórcio cobram para fazer o gerenciamento dos grupos uma taxa de administração que é muito mais barata do que a taxa de  juros de mercado. Portanto, a maior vantagem do consórcio é o preço.

Qual o prazo máximo de um grupo de consorciados? 

Cada administradora faz o seu prazo, isto varia muito. Mas hoje para consórcio de imóvel encontramos grupos com 144 meses, ou seja, 12 anos. Porém, é importante dizer que o consorciado pode fazer o seu prazo de pagamento, pois havendo disponibilidade de caixa pode ser pago mais de uma parcela por mês.

O que deve ser observado no contrato?

Acho que a principal observação é a credibilidade da administradora de consórcio e nunca acreditar em vendedores que prometem a entrega do bem com prazo determinado. 

O que acontece se houver desistência ou exclusão do consumidor?

O cliente pode desistir a qualquer momento antes da contemplação e todo o valor pago será devolvido no final do prazo do grupo. A cota que ficou inadimplente será disponibilizada pela administradora para ser vendida para outro cliente, que entrará em um grupo em andamento, ou seja, ele terá um prazo menor para pagar seu imóvel. Desta forma o grupo mantêm a sua saúde financeira, com a reposição de um cliente que paga a parcela.

Quais as dicas que você dá para uma pessoa que deseja entrar em um consórcio de imóveis? 

Faça uma programação de compra do seu imóvel, busque uma administradora renomada, e tenha certeza que pode pagar a sua parcela. 

E para aquelas pessoas que têm receio de entrar em um consórcio, o que o senhor aconselha? 

Faça uma comparação do preço da parcela de consórcio com o mesmo valor de um financiamento e no mesmo prazo. Assim você poderá perceber a diferença entre um consórcio e um financiamento.

O que deve ser feito para saber se a empresa que oferece grupos de consórcio é de confiança?

Entre no site do Banco Central e veja quem são as maiores administradoras do país, e  verifique no site das administradoras  se a informação dada pelo vendedor é a mesma que o site explica. Em caso de dúvida, ligue para a central de atendimento da administradora ou ligue para a Inova e solicite um dos nossos consultores  através do telefone 11 3463-6200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.