16/03/2009

Equipe-se com ferramenta adequada

Fonte: Jornal da Tarde

Veja o que usar para fazer um bom reparo no lar sem precisar desembolsar para isso

Para efetuar pequenos reparos, é preciso se munir de ferramentas que auxiliem o trabalho. Até mesmo a caixa para abrigo das peças deve ter especificações para preservá-las.

Para reparos mínimos, Omelicio Zaneti lista a furadeira; martelo; jogo de brocas; chaves-de-fenda normal e philips, para se adaptar a maior variedade de parafusos; alicate; e chave inglesa pequena, além de veda-rosca e fita isolante. “Com a chave inglesa, se pode apertar portas.”

Joana Kfuri, coordenadora de marketing da Irwin, de ferramentas manuais, enfatiza a necessidade de materiais multiuso e que se adaptam a diversas situações. “O jogo de broca serve para furos diversos, como de quadros e metais.”

Ela lembra que acessórios, como luvas e óculos, não são essenciais para pequenos consertos, mas podem proteger as mãos no manuseio de furadeiras elétricas. “O ideal são luvas de nylon, que se ajusta às mãos e são antitranspirantes, o que proporciona conforto. Além disso, são mais duráveis.”

Essas ferramentas devem ser guardadas em locais adequados. Caso contrário, podem perder o corte e até enferrujar. “O ideal é guardá-las em uma mala de ferramentas. Superfícies, como a parte metálica do alicate, devem ser protegidas, pois podem machucar outras peças. Por isso, a mala deve ser compartimentada, e o ideal é aplicar óleo lubrificante nesses locais”, indica Joana.

Joana ainda inclui em seu kit básico para reparos na casa o estilete e o serrote, para podas de porções de árvores no jardim, e lembra que cada ferramenta tem usos específicos. “Não adianta usar o alicate para martelar. Há grande risco de acidentes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.