11/09/2019

Conheça os erros mais comuns na hora de financiar imóveis

Saiba como evitar situações que podem deixar o valor ainda mais alto ou inviabilizar o negócio

Fonte: ZAP em Casa

Todo esforço para conseguir o valor da entrada e o trabalho para preparar a documentação não são suficientes para evitar os erros mais comuns na hora de financiar imóveis. Siga as orientações dos especialistas e não caia em armadilhas.

erros mais comuns na hora de financiar imóveis

1 – Venda casada

É muito comum as pessoas contratarem seguros fornecidos pelo banco, na hora de fazer o financiamento imobiliário. O seguro é devido, mas o consumidor tem o direito de escolher o que melhor lhe atende, dentro dos requisitos do contrato, explica o advogado Brunno Brandi.

2 – Comissão de permanência

A Comissão de Permanência é uma taxa cobrada sempre que há impontualidade no pagamento. Como os contratos normalmente já trazem penalidades, como multa e juros pelos atrasos, a cobrança da comissão de permanência é irregular. Observe antes de assinar o contrato.

erros mais comuns na hora de financiar imóveis

3 – Faça as contas

O maior risco em deixar de pagar um financiamento imobiliário é perder o imóvel para o banco. “É necessário verificar o orçamento mensal e a possibilidade da inserção do financiamento. O valor da parcela não deve comprometer mais do que 30% da renda familiar”, ensina a advogada Carol Valentino Restituti.

4 – Planeje custas adicionais

Um erro bastante comum é não conhecer todos os custos que abrangem a aquisição de um imóvel. Despesas com as custas cartorárias, com a emissão de certidões, emolumentos, pagamento de ITBI (imposto sobre transmissão de bens imóveis). “Podem encarecer em até 10% do investimento e levar à inadimplência ou à contratação de outro empréstimo, prejudicando a renda familiar”, explica Brandi.

5 – Documentação

A documentação também faz parte dos erros mais comuns na hora de financiar imóveis. O financiamento é burocrático, demorado e, na maioria das vezes, causa muitos transtornos. É necessária a verificação da documentação exigida e sua validade. Caso o prazo do documento termine, será obrigatório fazer fazer outra via para apresentar ao banco.

erros mais comuns na hora de financiar imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.