12/03/2009

Escolha a ferramenta mais adequada para seu trabalho

Fonte: Editoria Zap

Fabricantes oferecem soluções tecnológicas que facilitam tarefas de amadores

Fotos: DivulgaçãoMakita expondo os produtos na feira Tools & Hardware Fair

Novatos no ramo da construção civil ou “”pedreiros de final de semana”” são as pessoas mais suscetíveis a acidentes por conta do uso inadequado de ferramentas. Além de buscar informações sobre o uso do equipamento, o ideal é ficar atento aos dados fornecidos pelos fabricantes nas embalagens. Lá estão descritos os principais recursos dos aparelhos, como travas de segurança, martelo de impacto ou guias automáticas para evitar acidentes.

Quanto maior a complexidade do equipamento, maior a necessidade da leitura do manual, principalmente no caso de ferramentas elétricas, como furadeiras ou parafusadeiras. “As  tecnologias que impedem danos a saúde do operador são importantes desde que o manual seja lido antes do uso da ferramenta”, diz o promotor técnico da Makita, Rogério de Oliveira da Costa. Segundo ele, a empresa tem cerca de 40 itens que ajudam a evitar acidentes.

Os mais recentes itens adaptados aos produtos da marca são o sistema SJS (Super Joint System), que funciona como uma embreagem, evitando danos elétricos e mecânicos ao equipamento quando ocorre sobrecarga de esforço de trabalho, além de proteger o operador e a própria máquina por conta da lubrificação automática. “A quantificação precisa do lubrificante pode resultar em menores custos e, com um programa consistente para lubrificação, paralisações onerosas podem ser evitadas. Outros custos, como o de mão-de-obra, podem ser reduzidos”, afirma.

Ferramenta a Bateria da Hitachi

As ferramentas da Hitachi, importada pela Quality Fix do Brasil, apresentadas ao mercado durante a 2ª edição da mostra Tools & Hardware Fair, em São Paulo, também têm sistemas que oferecem segurança aos operadores e economia de energia. O gerente comercial da Quality Fix, Felipe Malgero, diz que a Hitachi investe anualmente 8% do lucro das vendas em novas tecnologias. “Com isso, a empresa tem condições de concorrer no mercado com equipamentos leves e de encaixe natural”.

Os instrumentos da marca estarão nas lojas a partir de abril. Aqueles consumidores que gostam de cuidar sozinhos da manutenção da casa vão poder adquirir peças encapadas com borracha antideslizante, com absorção de ruídos, sem vibrações e com bateria – tornando mais fácil a realização de um trabalho em lugares onde o fio não alcança.

Martelo magnético da Lee Tools

PRATICIDADE – As ferramentas da Lee Tools merecem destaque pela segurança e praticidade. A Led Luz de Sobrevivência, por exemplo, oferece um sistema de autorrecarga; basta um minuto de movimento para gerar carga suficiente para até 90 minutos de uso.

O martelo magnético de aço forjado e polido é outro produto adequado para iniciantes. Um imã na cabeça permite o posicionamento de pregos para a primeira batida e cabo emborrachado anatômico para garantir boa empunhadura. A empresa oferece também um mandril angular para furadeiras, peça ideal para locais onde a ferramenta não consegue entrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.