13/06/2019

Veja como escolher a melhor localização na hora de comprar ou alugar um imóvel

A localização é um dos fatores mais importantes na escolha de um imóvel, por isso muitos aspectos devem ser levados em conta

Fonte: ZAP em Casa

São muitas as variáveis na hora de escolher um imóvel que levam a fechar o negócio. E, apesar de ser importante que o valor, seja do apartamento ou da casa, da parcela do financiamento ou do aluguel, caiba no orçamento e o tamanho seja o ideal para comportar a família, outros pontos também são fundamentais para determinar a escolha.

Um fator que pode fazer a diferença é a localização, já que ele é capaz de garantir uma melhor qualidade de vida para os moradores. Mas o que levar em consideração na hora de decidir? Saiba o que é importante analisar para escolher a melhor localização quando for alugar ou comprar um imóvel.

Muitas vezes, a localização determina a faixa de preço a se pagar e é fundamental analisar se o lugar desejado para comprar ou alugar o imóvel concilia com o valor possível de pagar. Alguns bairros são mais caros do que outros.

Banco privado e construtora firmam parceria para financiar na planta

escolher
Escolher a melhor localização depende de uma longa busca (Foto: Shutterstock)

“O preço do apartamento ou da casa tem que caber no orçamento da família. Se o valor do aluguel ou do financiamento for muito alto pode acabar gerando mais problemas na vida da pessoa. Se começa a faltar dinheiro, gera dificuldades”, explica José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP).

Porém, nem sempre uma boa localização significa que o imóvel deve estar em um bairro mais chique ou mais caro. A qualidade de vida depende de outros fatores e ela pode ser garantida com uma casa ou apartamento que caiba no bolso.

“O ideal é analisar o ritmo de vida da pessoa e procurar algo que seja perto do trabalho, ou da escola dos filhos, mas no entorno da rotina de vida. Isso faz com que evite passar muito tempo no trânsito quando estiver saindo ou voltando de casa. Se o imóvel é longe e precisa de muito deslocamento, a pessoa acaba tendo que ficar no trânsito em vez de ficar com a família. É uma perda de tempo que deve ser evitada ao máximo”, afirma.

Outra questão importante é que nem sempre o imóvel mais barato é o melhor, afinal de contas, dependendo da localização ele pode se tornar um problema. É fundamental estudar o entorno para conhecer o bairro e saber se o local é seguro.

Saiba o que é hipoteca e como funciona no Brasil

escolher
Um dos fatores mais importantes é a segurança da região preterida (Foto: Shutterstock)

“A segurança tem uma influência muito grande na escolha e, apesar de os imóveis que ficam em regiões mais violentas terem até uma maior depreciação, é preciso avaliar essa questão“, ressalta José Augusto Viana Neto.

A oferta de serviços e comércio no entorno do imóvel também deve ser avaliada. Vale analisar tudo que for importante para a rotina da família, o que é essencial para facilitar o dia a dia. Verificar se existem farmácias, bancos, academias, padarias, supermercados e o que mais for importante na rotina da família.

O meio de locomoção também pode determinar a escolha porque as vias de acesso ao imóvel ou o acesso ao transporte público devem ser avaliados. “Se for uma pessoa que precisa de condução, ela tem que procurar um imóvel que esteja perto de linhas de ônibus e metrô“, diz o presidente do Creci-SP.

Porém, essas localidades não são as ideais para quem busca por tranquilidade. “Existem pessoas que querem distância disso porque não usam o transportes público e têm veículo próprio. Aí elas querem ficar longe do eixo de condução porque normalmente são regiões mais agitadas e que perdem a tranquilidade“, conclui.

Saiba como usar o 13º salário para realizar o sonho da casa própria

Conheça o kit vistoria e fique preparado para vistoriar qualquer imóvel:

+Veja como economizar nas contas de energia com o fim do horário de verão

+Jardins e Moema são os bairros com condomínios mais caros de São Paulo

+Conheça a importância de ser atendido por um corretor de imóveis diplomado com o CRECI

+Região Sul concentra o maior número de lançamentos da cidade de São Paulo, revela pesquisa

+Quais são as melhores cidades para viver no Brasil e no mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.