09/03/2015

Esconder ar-condicionado split na decoração é possível

Soluções criativas e funcionais permitem que os espaços tenham conforto térmico e sejam mais atraentes

Fonte: Revista do ZAP

Ter ar-condicionado em um apartamento é um benefício que valoriza o imóvel e traz conforto térmico aos moradores, mas o compressor, que deve ser instalado na área externa do ambiente, pode ser um problema.

Esconder o ar-condicionado é sempre um desafio. Existem muitos modelos de diversos tamanhos no mercado. Os do tipo split, mais utilizados em residências, são instalados em duas partes: uma fica dentro do ambiente (evaporadora) e a outra fica fora (condensadora).

ar na decoração
Ar-condicionado pode ficar dentro do armário da sala (Foto: Reprodução/Pinterest)

Normalmente as condensadoras acabam tomando o espaço da varanda ou ficam em uma varanda técnica, quando existe. “Quando não existe varanda técnica é necessário instalar a condensadora na varanda ou na sacada e é preciso escondê-la. Assim utilizamos recursos de marcenaria, criando móveis versáteis que escondem o equipamento, mas também têm outras funções”, diz o arquiteto Anderson Schmidt.

como esconder ar-condicionado
Uma caixa de madeira bem planejada pode esconder parte do aparelho do ar-condicionado (Fotos: Divulgação)

As evaporadoras são mais difíceis de esconder, pois necessitam de aberturas para que o ar seja ventilado, resfriado ou aquecido por todo o ambiente. “Também podemos usar recursos de marcenaria criando móveis com aberturas para que haja a ventilação necessária e o equipamento funcione perfeitamente. Assim escondemos o equipamento, que muitas vezes é grande”, explica Schmidt. Esses recursos podem fazer parte de um móvel maior, como uma estante ou até mesmo um painel na parede.

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

+ Aprenda a fazer uma horta criativa com pouco espaço

+ Fora do lugar tradicional, objetos viram belos artigos de decoração

+ Fios e cabos podem se tornar bons aliados da decoração

9 Comentários

  1. Pessoal sou instalador de ar condicionado por favor nunca fazem isso no seu arPrimeiro o funcionamento dele se passa por cima do ar,ele puxa o ar do ambiente por cima ,ele nao apenas sopra arSegundo impossivel fazer manutençao e limpeza ,pq limpeza se faz retirando toda carcaça o ar condicionado split foi feito pra aer livre de tudo se quiserem o ar embutido compre outro tipo de ar que seja esteticamente ao seu gosto

  2. Tudo isto prejudica a eficiência.Se a pessoa não se incomoda em colocar dinheiro fora em função da estética….Com relação a condensadora (externo), se os vãos entre os sarrafos for grande e na parte externa estiver aberto, tudo ok.Na Evaporadora (interno) aquela estante deveria ter um buraco enorme na parte superior para o retorno de ar quente, caso não tenha causaria o que chamamos de curto-circuito, o ar que sai da evap entra novamente criando um ciclo que não refrigera o ambiente.

  3. Esses equipamentos não são fabricados para ficarem embutidos em armários.Se o consumidor assim o fizer estará disposto a perder a garantia do equipamento.Existem equipamentos específicos para serem embutidos. Procure um especialista para não sair no prejuízo.

  4. O aparelho irá perder rendimento devido a troca de calor, qualquer especialista sabe disso!Dificulta a manutenção, o condensador pode aquecer devido pouca saida de ar quente, na rvaporadora mesma coisa porem a quantidade de ar que irá sair do aparelho é bem menor, e quando necessitar de manutencao tem que desmontar o armario para retira-lo.Por experiencia propria, esteticamente perfeito, mas tecnicamente nao indicavel

  5. Trabalho com climatização há 15 anos. Do ponto de vista técnico, peguem esses “decoradores” e “arquitetos”, anotem bem os telefones e endereços, e mandem a conta das várias manutenções extras e caras, para eles pagarem… Do ponto de vista financeiro, essa reportagem vai me ajudar muto!!! 😀

  6. essas unidades condensadora e evaporadora, necessitam que suas áreas de insuflamento (evaporadora)e descarga do ar quente(condensadora), estejam totalmente livres de qualqueis, objetos ou materiais, que venham dificultar o bom funcionamento desses equipamentos, as causas podem se, alta pressão/temperatura de descarga, congelamento na evaporadora por excesso de carga frigorífica, (dissipamento deficiente)podendo ocasionar defeito ou mesmo perda do compressor.

  7. Sugiro que ensinem também a esconder o aparelho das fachadas dos prédio, ou pelo menos como se instala corretamente. A cidade está ficando cada vez mais feia com mais esse descaso. Ninguém se preocupa com o exterior de sua residência. O tubo condutor de ar está cada vez mais comprido, enfeiando os prédios e, consequentemente a cidade.

  8. Faça isso e dê Adeus ao seu ar condicionado! Tanto a unidade interna quanto externa precisam estar descobertas e com espaço para a troca de fluído (AR). Especialmente na unidade externa, se usares esta caixa de madeira terás redução na eficiência energética e provavelmente o ar não cumprirá mais sua função! Ou seja, se deixar as unidades escondidas, gastaras mais em energia elétrica e não terás a casa climatizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.