09/03/2015

Esconder ar-condicionado split na decoração é possível

Soluções criativas e funcionais permitem que os espaços tenham conforto térmico e sejam mais atraentes

Fonte: Revista do ZAP

Ter ar-condicionado em um apartamento é um benefício que valoriza o imóvel e traz conforto térmico aos moradores, mas o compressor, que deve ser instalado na área externa do ambiente, pode ser um problema.

Esconder o ar-condicionado é sempre um desafio. Existem muitos modelos de diversos tamanhos no mercado. Os do tipo split, mais utilizados em residências, são instalados em duas partes: uma fica dentro do ambiente (evaporadora) e a outra fica fora (condensadora).

ar na decoração
Ar-condicionado pode ficar dentro do armário da sala (Foto: Reprodução/Pinterest)

Normalmente as condensadoras acabam tomando o espaço da varanda ou ficam em uma varanda técnica, quando existe. “Quando não existe varanda técnica é necessário instalar a condensadora na varanda ou na sacada e é preciso escondê-la. Assim utilizamos recursos de marcenaria, criando móveis versáteis que escondem o equipamento, mas também têm outras funções”, diz o arquiteto Anderson Schmidt.

como esconder ar-condicionado
Uma caixa de madeira bem planejada pode esconder parte do aparelho do ar-condicionado (Fotos: Divulgação)

As evaporadoras são mais difíceis de esconder, pois necessitam de aberturas para que o ar seja ventilado, resfriado ou aquecido por todo o ambiente. “Também podemos usar recursos de marcenaria criando móveis com aberturas para que haja a ventilação necessária e o equipamento funcione perfeitamente. Assim escondemos o equipamento, que muitas vezes é grande”, explica Schmidt. Esses recursos podem fazer parte de um móvel maior, como uma estante ou até mesmo um painel na parede.

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

+ Aprenda a fazer uma horta criativa com pouco espaço

+ Fora do lugar tradicional, objetos viram belos artigos de decoração

+ Fios e cabos podem se tornar bons aliados da decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.