18/07/2013

ESPECIAL INVERNO

Decoração rústica deixa o clima perfeito para as férias de inverno

Elementos como lareira e fogão a lenha deixam a casa de campo mais interessante para aproveitar dias de folga

Fonte: ZAP Imóveis

Para quem gosta de frio, passar alguns dias em uma casa de campo pode ser a tradução das férias perfeitas. Uma decoração rústica bem planejada deixa o cenário aconchegante para desfrutar o inverno e também outras estações do ano.

<span style=ESPECIAL INVERNO

Decoração rústica deixa o clima perfeito para as férias de inverno" class="size-full wp-image-159188" title="Crédito: Projeto da arquiteta Suzy Melo/Divulgação" src="https://revistaimoveis.zap.com.br/imoveis/2013/07/J.Vilhora_2282.jpg" alt="" width="580" height="387" />
Lareira ajuda a esquentar o clima de uma casa no campo (Fotos: Projeto da arquiteta Suzy Melo/Divulgação)

“A decoração rústica pode ser simples, mas não significa que os elementos não sejam funcionais”, diz a arquiteta Suzy Melo.

Lareiras e fogões a lenha não precisam ser apenas decorativos, eles podem exercer sua funcionalidade.

“A lareira pode ter madeira, pedra ou tijolo aparente”, diz a arquiteta. O fogão a lenha também reforça a rusticidade. “É preciso contratar profissionais competentes para a instalação, pois, quando mal feito, pode gerar um problema, enchendo a casa de fumaça”, ressalta Suzy.

Para o piso, a profissional indica o uso de madeira de demolição. “Este material é térmico e deixa o espaço mais aconchegante quando a casa está localizada em um lugar frio”, diz Suzy. De acordo com a especialista, piso de lajota, pedra e cimento queimado também cumprem o papel de deixar a casa com um visual rústico.

<span style=ESPECIAL INVERNO

Decoração rústica deixa o clima perfeito para as férias de inverno" class="size-full wp-image-159189" title="Crédito: Projeto da arquiteta Suzy Melo/Divulgação" src="https://revistaimoveis.zap.com.br/imoveis/2013/07/J.Vilhora_2294.jpg" alt="" width="577" height="385" />
Madeira é material muito bem vindo em casas rústicas

“Cimento queimado com pó xadrez fica ótimo na cozinha”, diz a arquiteta, que também recomenda o uso de ladrilho hidráulico para favorecer o ar campestre. “É possível mandar fazer nas cores que você quer ou já comprá-lo pronto”, orienta.

A dica de Suzy é não utilizar forro no gesso do teto, mas, sim, madeira. “É interessante utilizar o material e aproveitar a inclinação do telhado para obter um visual rústico”, sugere.

A tinta pode ser aplicada na parede em cima da massa grossa, sem precisar colocar uma massa fina, de acordo com a arquiteta. “Uma pintura chapiscada oferece rusticidade”, afirma Suzy.

<span style=ESPECIAL INVERNO

Decoração rústica deixa o clima perfeito para as férias de inverno" class="size-full wp-image-159191" title="Crédito: Projeto da arquiteta Suzy Melo/Divulgação" src="https://revistaimoveis.zap.com.br/imoveis/2013/07/J.Vilhora_2211.jpg" alt="" width="580" height="387" />
Janelas amplas ajudam a iluminação e ventilação

A decoração rústica pede a utilização de materiais naturais. “Revestimento de parede com madeira cai muito bem, assim como o uso de troncos para sustentar mesas de centro com tampos de vidro”, diz Suzy.

Para a mesa, a arquiteta também recomenda a opção de utilizar cavaletes com tampo de madeira ou com a base de pedra. “O visual fica leve e não passa a impressão de que se tomou muito espaço”, afirma a profissional.

<span style=ESPECIAL INVERNO

Decoração rústica deixa o clima perfeito para as férias de inverno" class="size-full wp-image-159192" title="Crédito: Projeto da arquiteta Suzy Melo/Divulgação" src="https://revistaimoveis.zap.com.br/imoveis/2013/07/J.Vilhora_2391.jpg" alt="" width="580" height="387" />
Arquiteta Suzy Melo utilizou ladrilho hidráulico com desenho xadrez em seu projeto

Elementos simples podem ser funcionais sem perder o charme. Até mesmo um galho forte e bonito pode ser selecionado para fazer parte da decoração. “Ele pode ser utilizado como um varão de cortina”, sugere a especialista.

Para que o sofá colabore com o aspecto rústico, Suzy orienta que ele seja revestido com tecidos naturais como a sarja, algodão e linho. “Jogar mantas de tricô e almofadas de tecido mais aveludado deixa o ambiente mais aconchegante”, diz.

<span style=ESPECIAL INVERNO

Decoração rústica deixa o clima perfeito para as férias de inverno" class="size-full wp-image-159193" title="Crédito: Projeto da arquiteta Suzy Melo/Divulgação" src="https://revistaimoveis.zap.com.br/imoveis/2013/07/158938272.jpg" alt="" width="580" height="435" />
É preciso cuidado na instalação do fogão a lenha para evitar que ele não libere fumaça pela casa

Poltronas de couro também remetem a um visual mais rural. “Este revestimento é interessante pois se adequam à temperatura, transmitindo uma sensação confortável”, afirma Suzy.

Na decoração campestre, misturas são sempre saudáveis. “A casa tem que ter personalidade e história”, diz a arquiteta. Ela garante que o mix de peças é válido, desde que se harmonizem no ambiente.

Peças com pintura que lembre cor enferrujada, como luminárias de ferro galvanizado, são itens que reforçam a atmosfera rústica.

Janelas amplas de vidro favorecem tanto a iluminação quanto a ventilação. Plantas dentro de casa deixam o ambiente rústico, principalmente se as escolhidas forem as campestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.