22/07/2009

Especialista esclarece suas dúvidas sobre Feng Shui

Fonte: O Globo

A arquiteta Maria Teresa Saldanha, diretora do Instituto Brasileiro de Feng Shui, esclarece as questões de quem quer tornar o ambiente mais harmônico

(Foto: Divulgação)
Veja como tornar o ambiente mais harmônico (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – Algumas mudanças na decoração e na arquitetura podem deixar a casa mais harmônica e melhorar a qualidade de vida do morador. É o que dizem os especialistas em Feng Shui, técnica milenar baseada nos princípios fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa. A arquiteta Maria Teresa Saldanha, diretora do Instituto Brasileiros de Feng Shui, explica que a partir do estudo da planta baixa do imóvel as relações amorosas, sociais, profissionais, acadêmicas e financeiras podem dar um grande salto qualitativo. Basta mudar a cor de uma parede, reposicionar um móvel da sala e do quarto para que as energias da casa comecem a ser transformadas.

“Através de objetos simbólicos, elementos e cores transformamos a energia dos espaços tornando-os mais belos, harmoniosos e saudáveis. Essas influências têm o poder de transformar o psiquismo dos moradores, o que abre portas para mudanças importantes na caminhada individual e familiar. Um símbolo bem posicionado guarda um acesso direto ao nosso sistema psíquico”, diz a arquiteta.

Convidamos Maria Teresa para esclarecer as dúvidas dos leitores que pensam em aplicar as técnicas do Feng Shui em casa. Em entrevista por email, a especialista fala sobre alguns cuidados que o morador deve ter com a arrumação dos ambientes. Confira e clique aqui para deixar a sua pergunta .

O que o Feng Shui pode trazer para a casa e como ela é aplicada nos ambientes?
O Feng Shui, traduzido literalmente por Vento e Água, é uma técnica milenar chinesa baseada nos mesmos princípios e fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Enquanto esta cuida do corpo, o Feng Shui cuida de jardins, da arquitetura e da decoração de interiores. A aplicação é simples e traz enormes benefícios. Para aplicar o Feng Shui usamos um mapa chamado Ba-Guá (oito signos), que é utilizado diretamente sobre a planta baixa do imóvel. Este mapa traduz as influências que todos nós recebemos das constelações e demais astros celestiais. Através de objetos simbólicos, elementos e cores transformamos a energia dos espaços tornando-os mais belos, harmoniosos e saudáveis. Essas influências têm o poder de transformar o psiquismo dos moradores, o que abre portas para mudanças importantes na caminhada individual e familiar.Um símbolo bem posicionado guarda um acesso direto ao nosso sistema psíquico. Dessa forma, valorizamos nosso relacionamento amoroso e/ou conjugal, nossa atividade profissional, nossa prosperidade tanto pessoal como financeira, relações sociais, familiares, conquistas espirituais e tudo o mais que for importante para a nossa realização. Os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes se relacionam diretamente com ganho e perda de energia dos moradores.

Qual a melhor disposição dos móveis do quarto para harmonizar o ambiente?
A cabeceira da cama deve ficar posicionada de forma que ao estar deitado se possa ver a porta do quarto e a janela. Se não for possível, em função de posição de armário embutido, porta de banheiro suíte etc., analisamos uma solução para cada caso. É importante evitar colocar a cabeceira da cama junto ao banheiro, em especial, colada à parede do vaso sanitário. É importante também que a cabeceira não fique junto a computadores nem a equipamentos eletrônicos de forma geral ou equipamentos com baterias, pois a radiação é extremamente prejudicial à saúde.

Como a cor influencia nos ambientes e quais são as mais apropriadas para cada cômodo da casa?
As cores são elementos muito importantes em uma casa, pois exercem uma grande influência no estado de espírito dos moradores. Devemos evitar cores muito fortes em paredes muito longas e buscar usá-las somente de forma pontual em paredes menores. Quartos de dormir devem ter sempre cores suaves. Ambientes muito pequenos, como por exemplo halls de elevadores, devem ter cores claras e espelhos.

Qual a melhor disposição dos cômodos da casa?
A sala deve estar, de preferência, voltada para a melhor vista e os quartos para o sol da manhã. Formas quadradas e retangulares são as mais valorizadas no Feng Shui. Devemos posicionar os banheiros de forma que nunca tenhamos um vaso sanitário junto à cabeceira de uma cama ou a uma mesa de jantar. Banheiros ventilados e bem iluminados são fatores importantes. O centro da casa é equiparado ao nosso centro pessoal. Por isso, diz a filosofia chinesa que este local deve estar vazio, pois isso traz paz e serenidade, fatores muito importantes ao nosso equilíbrio e bem estar. A ventilação cruzada é importante para que o ar interno seja permanentemente renovado. Essa renovação – que deve ser de forma diagonal e não reta – melhora a saúde do espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.