11/09/2009

Especialista fala sobre os tipos adequados de iluminação para os ambientes da casa

Fonte: O Globo

Tire Suas Dúvidas sobre iluminação residencial

(Foto: Divulgação)
Na cozinha devem ser combinados dois tipos de iluminação; a geral e a de tarefas (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – Para cada função exercida em casa há um tipo indicado de iluminação. Por isso, na hora de pensar a decoração é preciso estar atento as escolhas das luminárias, abajures e lâmpadas. Dúvidas sobre como iluminar um quadro, um espelho, um cantinho de leitura ou a bancada da cozinha nem sempre são fáceis de equacionar. Principalmente, diante da oferta de inúmeros tipos de luminárias no mercado. É preciso considerar também que a luz pode ser coadjuvante na composição de um ambiente aconchegante ou vibrante. Além de tudo, a iluminação sofre a interferência do ambiente circundante como cor e brilho do piso e das paredes, é o que se descobre quando se consulta um especialista.

Diante de tantas questões sobre a luz nos ambientes, o Chean Hsui vai tirar suas dúvidas sobre iluminação residencial. Durante 15 dias, a especialista esclareceu os leitores sobre a luz adequada para quartos, cozinhas, maquiagem, quadros, e além de ter indicado cores para reforçar a iluminação dos ambientes.

Qual a melhor iluminação para a sala e cozinha?
Chean Hsui
– A Sala de estar é utilizada em diversas ocasiões. A iluminação deve ter luz geral, que pode ser obtida de muitas maneiras. Por exemplo, pela iluminação indireta, através de tocheiros, sancas ou rasgos. E pela luz direta, através de abajures, lustres e spots embutidos projetados para não ofuscar e que tenha amplo facho. Há também a luz de destaque, em que você seleciona quais são os elementos mais importantes como coleção de quadros, fotografias, estante, escultura. Neste caso, deve ser utilizado um spot direcionável. Na cozinha devem ser combinados dois tipos de iluminação; a geral e a de tarefas. As luminárias fluorescentes proporcionam luz abundante e difusa, permitindo que se enxergue nos interiores dos armários altos. Cada vez mais, a cozinha se integra a parte social da casa, aí vale à pena colocar luminárias com bossa como luz de tarefa, em lugar de spots.

Qual iluminação ideal para fazer maquiagem no banheiro?
Chean Hsui – É muito importante ter uma boa iluminação no espelho, porque ela pode contribuir muito para o astral do dia. É importante que a luz venha de todas as direções para reduzir sombras indesejáveis. Colocar sempre par de arandelas ao longo do espelho, no mínimo 70cm entre elas, e par de embutidos de teto, a 15cm do espelho. A superfície clara na bancada contribui muito para reflexão de luz.

A escolha de um piso adequado influencia na escolha da luz?
Chean Hsui
– O piso contribui muito para a percepção da iluminação geral. Mas a parede muito mais. Isto é, se você escolhe piso escuro, opte para parede clara. Quanto mais clara as cores no ambiente, menos luminárias você precisa e mais economia de energia você tem. Outro aspecto importante: quanto mais brilhante o piso, pior é para iluminação. Portanto, escolha o sem brilho. Senão, você tem o piso que reproduz o desenho do teto, que polui muito o visual como um todo. Opte pelo piso fosco, é bem mais elegante. Isso é ate mais importante do que a tonalidade.

É possível fazer a iluminação de todos os ambientes com lâmpadas LED”S? E qual a coloração adequada para os ambientes? Chean Hsui – Hoje, ainda é melhor ter um sistema misto de lâmpadas, pela limitação de Led. Luz é percepção, então, tem o lado subjetivo de você gostar de muita luz ou pouca luz no ambiente. Mas, dependendo do seu perfil serão os seus hábitos que irão definir o gênero de luz desejado. De qualquer forma, para um projeto simples e moderno, sem grandes pretensões, eu acho muito legal, usar Led como iluminação pontual, e complementar com abajur ou lustre de material quente. Por exemplo, não é ainda legal, iluminar quadros com Led, pois ainda não tem boa IRC, Índice de Reprodução de Cor.

As lâmpadas florescentes são mais econômicas. Vale a penas investir nelas? E quanto às lâmpadas Led Light, é possível conseguir uma boa iluminação em quartos usando este tipo de lâmpada?
Chean Hsui – Vale à pena usar lâmpadas fluorescentes econômicas nas áreas que são de uso intensivo da casa, isto é, acima de três horas diárias. As outras áreas seriam cozinha, banheiro e closets. No dormitório, eu acho legal usar apenas como balizador e luz de leitura. Eu acho este uso é super charmoso e você fica antenado com a tecnologia.

5 Comentários

  1. eu daniel nao tenho ho q comentar sendo h eu ja me apaixonei pela esta maravilha q q nao pode ser chamada de cosinha 100 mais daniel lourenço das flores

  2. Estou fazendo reforma geral o apartamento de 3 quarto,etc… Gostaria de entra em contato para orçamento de iluminação para cada tipo de ambiente. tel. 9923.1543

  3. Onde encontrar maiores referências sobre IRC? É possível explorar melhor esse tema? Quais as cores indicadas para lugares mais utilizados, como sala de estar?

  4. olá boa noite estou a procura de um tipo ideal p iluminar meu camarim, ou seja uma´pequena sala p/ maquiar minhas clientes e me preocupo com esse fator pois acredito que tem muita impotancia e relevancia nesta hora,gotei da matéria e estou feliz pelas informações que tive conhecimentos ao ler as materia a cima!obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.