05/03/2014

Especialistas dão dicas para transformar guarda-roupas em um móvel novo

A sugestão é transformar os armários em estantes, cristaleiras e até molduras para espelhos

Fonte: ZAP
Com ajuda especializada e um pouco de criatividade seu guarda-roupas antigo pode ganhar novos ares (Fotos: ThinkStock)

“O que fazer com um guarda-roupas velho? Alguma sugestão?” Essa foi a pergunta que a equipe do ZAP recebeu de uma fã no Facebook, a Dayanne Branquinho. E para atender ao pedido da leitora e ajudá-la a dar uma nova cara para o móvel, entrevistamos quatro especialistas para enumerar algumas ideias. Confira:

Guarda-roupa que serviu de inspiração para as ideias apresentadas na reportagem

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras

+ Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

Prateleira para plantas – A paisagista Ivani Kubo sugere um móvel para acolher coleções de plantas. Ela eliminaria as portas do guarda-roupa para ornamentar as divisórias com bonsais, cactos, violetas, dentre outras espécies.

Ivani também acha viável aproveitaria as portas retiradas e usá-las como prateleiras, instalando-as nas paredes. Essas também serviriam para abrigar vasos de plantas.

“Dependendo da madeira, eu faria um tratamento para que ela ganhasse um tom de madeira de demolição, ou uma textura tipo pátina clara, para dar mais graça ao móvel e realçar as plantas”, afirma Ivani.

A paisagista diz que esse novo móvel caberia bem numa varanda ou num jardim de inverno. O importante é que a área não receba insolação direta ou a água da chuva, para preservar o madeiramento.

Com alguns retoques, móvel pode ganhar ares de prateleira

Móveis diversos (sapateira, estante etc) – A arquiteta Laurimar Coelho considera que os guarda-roupas mais antigos (os não embutidos) são os melhores para se pensar numa reforma, já que a madeira deles costuma ser de boa qualidade (como a maciça). “A repintura é algo bastante comum e a laca pode ser uma boa pedida para revitalizar o móvel”, afirma a especialista.

Pensando em um guarda-roupa com essas características, ela diz que a leitora pode transformar o guarda-roupas em estante de livros, sapateira, prateleira ou ainda um armário para louças. Bastaria retirar as portas e adaptar as divisórias.

Estante para TV – Com a ideia de transformar o guarda-roupa em um novo móvel para uma sala pequena, a arquiteta Paula Navarro propõe a reutilização dele como uma estante para televisão. “Para isso a leitora vai precisar da ajuda de um marceneiro ou de ferramentas apropriadas para retirar as portas e colocar uma prateleira horizontal acima da gaveta. Assim, teremos a TV apoiada em uma prateleira e abaixo dela um espaço para o aparelho de DVD, que pode ficar apoiado no tampo da gaveta. Essa, por sua vez, pode ser utilizada para abrigar DVD”s”, descreve a especialista.

Molduras para espelhos – Já as antigas portas do guarda-roupa poderão ser reutilizadas como molduras para espelhos. “Para isso basta comprar um espelho com as medidas corretas e colar com um produto específico para este uso (uma produto encontrado nas grandes lojas de construção)”, relata Paula. O resultado poderá ser mais agradável em portas que possuem diferenças de profundidade.

Cristaleira – A arquiteta Andrea Parrera diz que um custo um pouco maior o móvel pode ser transformado em uma cristaleira. Bastaria investir na aplicação de vidros nas portas e no tratamento especial na madeira (com técnica de pátina, envelhecimento, dentre outras).

+ Palitos de picolé: 7 ideias para reaproveitar o material na decoração

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras

+ Veja como escolher o ventilador ideal para o seu ambiente

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Saiba o que fazer para aproveitar uma varanda sem uso

+ Confira 5 testes indispensáveis para reconhecer piso bem feito

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

31 Comentários

  1. Amei as idéias de transformação, gostaria muito de aprender a fazer patina ou outro tipo de pintura para móveis .

  2. Eu e minha esposa trabalhamos com restauração de móveis antigos: patina comum e provençal, decape,satine e pintura em PU, na cidade de Mogi das Cruzes, a restauração após a conclusãonos da a sensação de uma nova vida.

  3. Tenho um guarda roupa antigo de imbuia queria refirma-lo de pinta-lo de branco w tenhi também uma escrivaninha daquela que baixa a tampa quero refiemar também para colocar no quarto do meu filho tem uma dica de tinta pra eu pintar

  4. Preciso de alguém em Curitiba que faça restaurações móveis antigos, cristaleira e guarda roupa, me envie email por favor

  5. gostaria dê apreder restaurar móveis como devo fazer ….

  6. As idéias são ótimas.Tenho um guarda roupa de casal com maleiro,já com patina,só que vou desfazer dele,queria aproveitar o maleiro,o que posso fazer com ele?

  7. Tenho móveis de madeira e foram folhados com uma cor quase branca que com o tempo ficou amarelado. O que poderia ser passado por cima para dar nova vida . Ou colar algum tecido ou papel ou ser pintado de branco. Ele tem brilho…..

  8. Adorei as dicas ja joguei tantas coisas foras por não saber o que fazer muito interssante…Obrigado…

  9. Eu já transformei um guarda roupa antigo em guarda louças, coloquei tábuas e fiz uma pátina linda.Pena que o cupim apareceu e me desfiz da peça.Trabalhei muito fazendo restauração de móveis.

  10. Gostei muito das transformações que ocorreram , são ideias fantasticas .Gostaria que me indicasse um profissional que trabalhe com restauração em ipatinga ,coronel fabriciano e ou timóteo MG. Grata

  11. GOSTARIA SABER O QUE FAZER PARA MUDAR MINHA ESTANTE DE MADEIRA. QUE DEPOIS TRANSFORAMDA PODESSE USA-LA NO QUARTO. POR FAVOR ME AJUDEM

  12. Gostei..mas o difícil é achar o profissional para fazer tudo isso. Se tiver indicação em Brasilia.. Valeu

  13. Qualquer transformação em um móvel de madeira deve primeiro retirar toda e qualquer tinta ou verniz que ele tenha. No caso do verniz, para facilitar a limpeza deve-se usar um gel removedor para esmaltes, texturas,vernizes. depois de passar o gel, espere secar e passe uma lixa de madeira para acabar de remover tudo. rolinho de espuma,ou pincel, passe uma d emão de tinta latex branco neve (melhor da marca Suvinil)deixe secar e passe uma lixa de madeira nº 150. retire o pó e passe mais uma demão de tinta, dessa vez misturada com um pouco de cola branca. espere secar e lixe novamente. A peça deve ficar lisinha.Escolha uma cor de sua preferencia em tinta esmalte. dilua um pouco dessa tinta com águarrás. passe com pincel ou com estopa se preferir. Deixe secar. Com uma lixa nº 100 faça veios na madeira.são riscos fininhos feitos de um ponta a outra. a espessura dos riscos depende do gosto de cada pessoal. Limpe para tirar o pó. Em seguida misture um pouco de cêra com betume e passe na madeira. Com um feltro coloque um pouco de talco e lustre. Fica lindo…. Aproveite essa dica.

  14. Eu fiz um barzinho lindo com um gurada roupa de embuia ,ficou lindo, coloquei vidro , ficou com quatro ,se eu quizer ainda,como uma das repartições e é de madeira ,posso colocar uma Tv. como ja fiz antes e ainda tem em baixo uma gaveta.Se quizer depois mando uma foto.

  15. TENHO UM JOGO DE COPA[RELICARIO}EM CEREJEIRA TRABALHADO A MAO,ARCA 2 PARTES, AS CADEIRAS ENCOSTO ALTO PENSEI EM REFORMAR MAS RESOUVI VENDELO LOS, SE ALGUEM SE ENTERESAR E SO LIGAR

  16. como transformar o meu duplex alto brilho de madeira mesmo,tem 55 anos e em perfeitíssimo esta,parece novo de tão conservado e brilhoso.Quero transforma-lo e. porta de corrr co espelho para ampliar o ambiente ou torna-lo clarinho,me ajudem sim?

  17. Conheço uma pessoa chamada Eriberto, que faz patina muito bem, já recuperou alguns móveis meus. Mora aqui em Natal, mas perdí o contato com ele. Alguém tem o telefone dele?Quem tiver, por favor passa para mim.

  18. amei as ideias, tenho um guardarroupa de solteiro em itauba, gostaria de transformar em um armario pra forno e microondas, me de umas dicas como fazer passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.