30/10/2008

Especialistas em cores garantem que o verde claro vai bombar na decoração em 2009

Fonte: Globo online

Pesquisa mostra que população opta pela cor para resgatar a natureza dentro dos ambientes

Zap o especialista em imóveisAmbiente projetado Caco Borges que gosta de usar verde claro

Rio de Janeiro – “”Cheiro-verde”” – Esta é aposta da Coral, marca do grupo holandês AkzoNobel, como a cor de 2009. Para se chegar a tal conclusão, a empresa realizou um estudo mundial chamado Colour Futures, que está em sua sexta edição.

Segundo Paola Vieira, Gerente de Colour Marketing da Coral e responsável pelo estudo na América Latina, durante todo o ano 2007 especialistas em cores no mundo todo realizaram pesquisas e observações de diferentes segmentos da sociedade como a cultura, arquitetura, decoração, moda, design, artes, músicas, artesanato para identificar o comportamento e estilo de vida das pessoas. É uma espécie de estudo antropológico.

A partir dele, cada consultor em cores elegeu sua paleta. O passo seguinte, segundo Paola, foi identificar a sinergia entre os resultados de cada especialista em cores dos continentes envolvidos – Ásia, Europa Continental, Reino Unido, América do Norte e América Latina.

“O resgate da natureza na vida das pessoas é uma tendência mundial e muito forte. Esse tom de verde representa uma aproximação do homem com a natureza, mas sem a perda dos benefícios adquiridos com a tecnologia. É um verde refrescante e relaxante. Transmite ao mesmo tempo tranqüilidade, progresso, renovação, responsabilidade e sociabilidade”, esclarece Paola.

Ela destaca que o tom “”cheiro-verde”” é uma cor fácil de ser trabalhar. Em ambientes mais modernos, o verde da onda funciona bem com vidros, aços, concretos, podendo ser combinada com tons cinzas, azuis suaves, lilás acinzentado e chocolate. Já se a intenção é criar um ambiente mais quente, Paola aconselha como combinação o ameixa, terracota, pêssego e rosa cor da pele.

O arquiteto Caco Borges concorda com a especialista em cores. Ele diz que costuma usar e abusar das cores em seus projetos e o verde é uma das preferidas de seus clientes.

“Acredito que o tom “”cheiro-verde”” tem tudo para pegar. O verde ajuda a acalmar, relaxar, o que é fundamental diante do cotidiano corrido de boa parte das pessoas. Acho que é uma cor que não limita em nada a composição dos ambientes”, afirma Borges.

Para Paulo Félix Marcelino Conceição, psicólogo e químico, que ocupa a vice-presidência da Associação Pró-Cor do Brasil, o fato de um verde claro ter sido apontado como tendência mundial de 2009 reflete que o inconsciente coletivo está impulsionado pela busca da vida. Expõe, segundo Conceição, consciência da finitude do planeta em função da própria interferência do homem no meio. Para o uso nos ambientes internos, ele avalia que se trata de uma opção bem interessante por representar o desenvolvimento da vida, algo que está crescendo, algo novo brotando.

Além da cor do ano de 2009, o Colour Futures aponta também cinco temas-chave para o próximo ano: “”Ecoarquitetura””, “”Dimensões do Branco””, “”Herança Cultural””, “”Equilibrium”” e “”Diversão em Casa””. Cada tema é uma coleção de cores baseada nas várias famílias que refletem tendências de estilo. Ao todo são 76 cores que compõem o livro, sendo que algumas aparecem em mais de um tema.

No “”Ecoarquitetura”” estão cores suaves, vindas da natureza, como palha, azeitona, salgueiro e água, que são avivadas e refletidas por verdes tecnológicos e azuis do mar. No “”Dimensões do Branco”” há novos brancos, cor de giz com assombreamento, ferrugem, barro e ardósia escura. Já a “”Herança Cultural”” estão mostarda, babosa, uva e cacto. “”Equilibrium””, jasmim, rosa, tília, musgo e menta, e no “”Diversão em Casa””, coral, pomelo, kiwi e fúcsia, em contrastes com tons mais suaves e rebaixados, como grafite, cru e khaki, em combinações das mais expressivas.

Paola relembra que em 2008 o amarelo foi apontado como tendência do ano, uma referência de união entre o Oriente ao Ocidente e do respeito pelo passado e otimismo para o futuro. Já 2009, a idéia é acalmar e refrescar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.