11/02/2012

Essenciais nos condomínios, zeladores comemoram seu dia neste sábado

Essenciais nos condomínios, zeladores comemoram seu dia neste sábado

Fonte: Revista do ZAP

No dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia do Zelador, homenagem foi oficializada pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Porta emperrada? Chama o zelador. Entrega? Deixa com o zelador. Queimou a lâmpada do corredor? O zelador troca. O dia 11 de fevereiro é o Dia do Zelador, aquele profissional que se desdobra em milhares para atender condôminos, inquilinos e contratantes.

Por costume popular, o Dia do Zelador era comemorado em datas que variavam de 9 a 11 de fevereiro. Em 1979, o Decreto Lei 2.131 da Assembléia Legislativa de São Paulo definiu o dia 11 de fevereiro como a data oficial, que, depois se espalhou pelo Brasil, segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (Aabic).

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o zelador é o profissional que “exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros, promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes.”

O coordenador de Departamento Pessoal da Guarida Imóveis de Porto Alegre, Cristiano Gonçalves, o zelador é essencial a qualquer condomínio. “Ele é a pessoa que mais sabe sobre a estrutura do condomínio. Ele detém todas as informações sobe o prédio”, diz Gonçalves.

O zelador não precisa morar no condomínio em que trabalha. “Em Porto Alegre, por exemplo, apenas 20% dos zeladores moram nos prédios em que trabalham. Já nas praias, quase que 100% deles moram nos próprios condomínios”, afirma Cristiano Gonçalves. “Na praia, especialmente, há um sentimento de confiança muito forte entre zeladores e condôminos”, completa.

E não é só profissionalmente que o zelador é importante. “O zelador dá apoio pessoal aos condôminos, não só profissional. Tanto que ele é premiado, ganha presentes”, explica Gonçalves. Essa relação de confiança é uma das razões pelas quais, em tese, um zelador fica muito tempo no emprego. “É quase que uma atividade perpétua, principalmente na praia”, diz.

E você já deu parabéns ao zelador do seu prédio ou condomínio?


 Leia mais:
>> Veja vagas para zelador no Rio Grande do Sul
>> Veja vagas para zelador em Santa Catarina

Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.