17/06/2010

Está mais barato decorar e mobiliar a casa

Fonte: Jornal da Tarde

Não são apenas as compras de moradia e materiais de construção que estão mais facilitadas em 2010, seja por maior acesso ao crédito ou pela redução de impostos: preços mais baixos ajudam quem também quer mobiliar e decorar a casa. É o que aponta a inflação medida pelo Índice de Consumidor Amplo (IPCA) na região … Continue lendo “Está mais barato decorar e mobiliar a casa”

(Foto: Divulgação)
Para fisgar consumidores, o setor, concorrido, faz promoções (Foto: Divulgação)

Não são apenas as compras de moradia e materiais de construção que estão mais facilitadas em 2010, seja por maior acesso ao crédito ou pela redução de impostos: preços mais baixos ajudam quem também quer mobiliar e decorar a casa. É o que aponta a inflação medida pelo Índice de Consumidor Amplo (IPCA) na região metropolitana de São Paulo, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos cinco primeiros meses do ano, os preços de roupas de banho caíram 4,45%, seguidos por colchão (-4,21), móveis para cozinha (-4,04%), cortina (-2,6%) e utensílios de metal (-1,96%). Os itens revertem a alta de preços observada no mesmo período do ano passado, que chegou a até 13,93%, como no caso das cortinas. Os móveis de cozinha, cujos valores já haviam caído 0,41% em 2009, intensificaram a redução este ano, assim como o colchão, cujo preço já havia caído 2,85% no ano passado. Há também itens que subiram menos, caso de móveis para quarto.

Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), acredita que a baixa de preços de itens como cortinas e roupas de banho se relacionam ao boom imobiliário vivido pelo País. “Há mais imóveis sendo construídos. Para fisgar consumidores, o setor, concorrido, faz promoções”, explica ele.

Já a queda nos móveis de cozinha pode ser explicada pelos modelos planejados, que sofrem menos com o aumento de matérias primas, como tintas. “Eles já vêm laminados”, explica José Luiz Diaz Fernandez, presidente da Associação Brasileira da Indústrias do Mobiliário (Abimovel).

LEIA MAIS:

PROJETO MOSTRAM COMO TIRAR O MELHOR PROVEIO DAS COLUNAS

CONFIRA AS SOLUÇÕES USADAS PARA DIVIDIR OS CÔMODOS

UM ESPAÇO PARA REUNIR OS AMIGOS E TORCER PELO BRASIL NA COPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.