19/09/2008

Estando bom para os dois lados…

Fonte: Jornal da Tarde

Em geral, o proprietário só aceita reformas que trazem melhorias para o imóvel e que o valorizam

Da carteira de 700 imóveis administrados pela Adbens, apenas dois estavam mal conservados quando foram alugados, no primeiro semestre deste ano. A preferência no mercado de locação é, portanto, pelos imóveis com boa aparência. Os mais procurados são ainda os apartamentos de um ou dois quartos, com uma ou mais vagas de garagem.

“Apesar de haver a possibilidade de negociação de uma reforma ter os gastos abatidos do valor do aluguel, a maioria dos inquilinos ainda preferem os apartamentos bem conservados, que não precisam de reformas”, diz Ana Paula Pellegrino, da Adbens.

É importante lembrar que esse tipo de negociação, de abatimento de gastos de reforma, só tem sucesso quando a proposta de reforma do inquilino é razoável e interessa ao proprietário. “Em geral, o proprietário só aceita reformas que trazem melhorias para o imóvel e que o valorizam. Se for uma reforma que só interessa ao inquilino, e não irá reverter em uma futura venda ou locação melhor para o proprietário, é difícil que ele aceite. Até porque a locação é uma fonte de renda para os proprietários”, completa.

A diretora da Adbens lembra que, com o mercado de locação aquecido, que é o que acontece no Brasil desde 2005, os inquilinos têm menos espaço para este tipo de negociação porque, quando o imóvel é mais disputado, o proprietário sabe que não terá tanta dificuldade para alugar. Quando o mercado está pouco aquecido, além de os preços ficarem mais baixos, os imóveis ficam desocupados por mais tempo, gerando despesa para o proprietário, além da perda da receita.

Hoje, o mercado de locação continua aquecido, e os estoques das imobiliárias estão perto do fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.