
Depois do vestibular, encontrar um apartamento para morar em São Paulo é a tarefa mais complicada para os universitários. A procura por apartamentos próximos a metrô e universidades aumenta consideravelmente nesta época do ano. E é melhor correr para conseguir um bom negócio.
“Ainda é possível encontrar imóveis disponíveis. Mas não há tantas opções como no fim do ano passado”, alerta Antonio Conde, da imobiliária Conde. “O mais indicado nesta época do ano é procurar uma imobiliária com experiência para conseguir encontrar um apartamento mais rapidamente”, continua o corretor.
Atento às necessidades dos estudantes que precisam ficar perto das faculdades Mackenzie e Faap, Celso Kocinas, diretor comercial da Zylber Assessoria Imobiliária, aconselha os interessados em conseguir uma nova moradia a adiantar-se no levantamento da documentação necessária para dar segurança jurídica aos contratos.
“Não se aluga um imóvel decente com um simples depósito. Já se queima uma etapa se o pretendente vier à imobiliária com os documentos do fiador, mesmo que ele seja proprietário de um imóvel fora do Estado de São Paulo”, comenta Kocinas. “Ou então, pode-se fazer a opção de pagar um seguro-fiança, que tem sido muito usado para aluguéis de estudantes”, continua.
Conde vai mais longe e vê solução até para estudantes vindos de outros países. “Temos um caso de um moçambicano que optou por fazer um título de capitalização que serve como fiança”, exemplifica.
Leia também