03/11/2011

Estudantes desenvolvem casa que pode ser montada em apenas seis horas e abriga cinco pessoas

Fonte: O Globo
Estudantes desenvolvem casa que pode ser montada em apenas seis horas e abriga cinco pessoas
Casa é montada em poucas horas com ajuda de técnicos em construção (Foto: Reprodução Internet)

Um grupo de estudantes da Aalto University Wood Program, da Finlândia, montou um projeto de casa pré-fabricada que pode ser montada em apenas seis horas com ajuda de alguns técnicos em construção. O motivo para tanta rapidez? Segundo um estudo da Universidade das Nações Unidas (UNU), o mundo tem 50 milhões de pessoas obrigadas a deixar seus lares, temporária ou definitivamente, por problemas relacionados ao meio ambiente. Estimativas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) mostram que hoje já há mais pessoas desabrigadas por desastres ambientais do que por guerras.

O projeto foi desenvolvido para abrigar uma família de cinco pessoas por até cinco anos, tempo de duração estimado para a fase de reconstrução pós-desastre. A área total da unidade residencial é de 18 metros quadrados, construída segundo o padrão adotado, de 3,5 metros quadrados por habitante, nas moradias para refugiados.

O imóvel contém dois dormitórios, uma cozinha integrada à sala de estar e de trabalho. Além disso, há um espaço externo de sete metros quadrados, que pode servir como área de lazer durante o período de ocupação dos moradores.

Com os desastres que costumam acontecer no Rio, devido às fortes tempestades e habitações construídas em áreas de risco, um projeto como este poderia ser uma boa solução para o desabrigo.

LEIA MAIS:

Confira os dez problemas mais comuns em condomínios

Comprar na planta exige cuidado extra nos gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.