Por acreditar que contratar um arquiteto para reformar ou construir uma casa é muito caro, muitas pessoas acabam deixando os serviços desse profissional de lado. Para mudar esse cenário, a Semana Decor Fit, idealizada pelo arquiteto Glaucio Gonçalves e já em sua segunda edição, vai oferecer projetos personalizados e condições especiais.
+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa
+ Siga nosso perfil no Pinterest
O evento, que será realizado de 11 a 16 de setembro em São Paulo, traz também serviços de acabamento, iluminação e mobiliário personalizado, com a orientação de especialistas de cada área, para que as obras não se transformem em um pesadelo. ”O leigo que se aventura a comprar materiais sem nenhum conhecimento pode acabar perdendo muito dinheiro”, diz Gonçalves.

Por que contratar um arquiteto?
Tomar as rédeas de um projeto, por acreditar que contratar um arquiteto possa ser muito oneroso, pode ser o começo de um grande prejuízo, já que esse ele pode auxiliar com documentos, burocracias, orçamentos, prazos e com o material usado na obra. O valor desse profissional varia de acordo com a região do país e com a complexidade da obra, mas o serviço normalmente é cobrado por metro quadrado.
Em qual fase da obra eu preciso de ajuda?
Segundo o arquiteto Glaucio Gonçalves, quanto mais cedo melhor. O profissional diz que a demora pode fazer com que você tenha a chave de seu novo apartamento, mas sem ter o acabamento finalizado, por exemplo. “Nesses casos, a pessoa fica ansiosa e quer que o projeto se acelere, pois não quer pagar condomínio sem morar no local. Quando o cliente me procura com antecedência, eu já consigo definir o projeto, fazer o orçamento e terminar os acabamentos junto com a entrega das chaves”, explica Gonçalves.

Outro papel importante do arquiteto é resolver a parte burocrática e fazer todo o levantamento necessário de documentos junto aos órgãos para que o projeto seja desenvolvido de acordo com a legislação do município.
Veja abaixo quais os principais “perrengues” que podem ser evitados com a orientação de um arquiteto:
1- Obras que nunca acabam
Uma reforma ou construção podem se arrastar por meses sem a supervisão de um profissional. Glaucio diz que o arquiteto desenvolve um cronograma e consegue traçar prazos e custos, minimizando possíveis percalços que possam ocorrer. “Com a crise, a gente consegue planejar uma obra e dividi-la em etapas. Desta maneira, o cliente ganha um fôlego entre um gasto e outro e sabe quanto tempo o projeto vai durar para ser finalizado”, explica.
“Os materiais são caros e com um arquiteto é possível fazer uma programação financeira detalhada”, diz o arquiteto Glaucio Gonçalves.

2 – Orçamento cumprido à risca e sem sustos
Imprevistos sempre acontecem, mas um bom arquiteto vai trabalhar dentro de uma margem razoável e vai enxergar problemas que possam vir a acontecer. “Para instalar uma iluminação, é preciso que outras etapas estejam prontas. Nós conseguimos intercalar as fases da obra, para que não haja prejuízos”, diz Gonçalves.
3 – Projeto executado sem erros
É muito difícil para um leigo detectar algum erro na execução do projeto. Normalmente, ele só é percebido quando está pronto, causando um belo prejuízo. “Uma pessoa pode colocar um armário em frente a uma parede onde estão localizadas todas as tomadas daquele cômodo, por exemplo”, diz Glaucio.

4- Sem erros na hora de comprar o material
Um revestimento que imita cimento queimado pode ter mais de 50 opções em uma loja especializada. Como uma pessoa sem conhecimento consegue avaliar se a marca é boa, se a tonalidade é a ideal para a sua casa? Tomar essa decisão é muito importante para que o produto comprado esteja dentro do orçamento e não cause arrependimentos futuros. “O bom arquiteto procura ser racional e elimina o que está fora do padrão”, finaliza.

Agenda Semana Decor Fit
Quando: 11 a 16/09
Como participar: www.semanadecorfit.com.br
Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento, inserir um e-mail pessoal, nome e telefone nos campos indicados e clicar em “Quero Participar”
Plantão de atendimento: 16 e 17/09
Onde: Rua Pedro de Toledo, 980 – Salão de Convenções (São Paulo)
Horário: 9h às 18h
*Native Ad – Decor Fit
+ Semana Decor Fit oferece condições especiais para quem quer reformar a casa ou decorar