Anos atrás, condomínio era sinônimo de segurança e tranqüilidade. O mesmo não pode ser dito atualmente, o número de assaltos a esses locais tem aumentado de forma assustadora. Sendo assim, condôminos preocupados com esta realidade contam com serviços de empresas especializadas em segurança condominial.
Segundo o consultor de segurança condominial Hugo Tisaka, para ser feito um projeto se segurança, deve-se agregar conhecimento técnicos de procedimento, infra estrutura mais adequada para cada situação através do levantamento das necessidades do condomínio como: os tipos de crime que acontecem naquela região, ver quem são os moradores, se há artistas, personalidades, políticos etc.
Para Tisaka, ter um sistema de segurança totalmente automatizado geram problemas pois tiram a avaliação do porteiro,que em alguns casos a função deste profissional acaba sendo destorcida, quando na verdade tem objetivo de controlar o acesso.Por isso não é permitido ter rádio e tv na guarita para não tirar a atenção. Ou seja, os subsistemas devem ser interligados entre funcionários e circuito automático assim um suprirá a falha do outro, afirma.
Porém na hora de contratar um empresa especializada é preciso certificar-se se a mesma e seus funcionários estão regulares, ou seja , se possuem treinamento especializado e registro na Policia Federal.
Confiram algumas atitudes que podem comprometer a segurança dos condomínios.
– Desrespeitar as normas de segurança pré-estabelecidas.
– Porteiro abrir o portão da garagem ao identificar apenas o carro, sem verificar quem está no interior do veículo.
– Morador não observar o movimento nas áreas comuns do condomínio pelo circuito de TV antes de sair da unidade.
– Ao chegar ao condomínio, não verificar se há estranhos nas imediações.
– Autorizar o porteiro que libere antecipadamente a entrada de uma visita que ainda não chegou.
– Funcionário deixar a portaria vazia, sem cobertura de outro profissional.
– Equipamentos de rádio e televisão na portaria.
– Morador deixar as chaves do apartamento ou do carro na portaria.
– Condômino repreender funcionário que cumpre uma norma de segurança