19/04/2013

Exposição reúne arquitetura brasileira e portuguesa

Evento tem intenção de mostrar o diálogo entre os dois países através de 20 projetos

Fonte: ZAP Imóveis

Há muito da decoração portuguesa nos lares brasileiros. Para celebrar o Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal (2012-2013), o Museu da Casa Brasileira (MCB) inaugurou esta semana a exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”, que vai até o dia 9 de junho.

Exposição reúne arquitetura brasileira e portuguesa
Casa Boaçava, em São Paulo. O projeto é do UNA Arquitetos (Fotos: Divulgação)

O evento tem a intenção de mostrar o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos residenciais recentes, sendo 10 de cada país. A mostra tem curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva e expõe desenhos, maquetes, vídeos e painéis fotográficos que indicam o modo de viver e de pensar a arquitetura nos dois locais.

“Pretendemos mostrar a arquitetura da casa tanto por meio de uma rede de temas que são uma referência ao lugar e à cultura de um país, quanto das intenções, preocupações e personalidade do próprio arquiteto”, afirma a curadora.

A arquiteta acredita que a globalização faz com que todos estejam ligados digitalmente a qualquer informação, mas que a casa das pessoas transmite referências próprias que fazem parte da personalidade de cada lugar.

Exposição reúne arquitetura brasileira e portuguesa
Projeto de Pedro Sousa, em Beja, Portugal
Exposição reúne arquitetura brasileira e portuguesa
Casa Querosene, em São Paulo (SP). Projeto do GrupoSP

Os arquitetos e escritórios brasileiros que participam da exposição são: Angelo Bucci, Ciro Pirondi, UNA Arquitetos, Grupo SP, Pablo Hereñú, Fernanda Neiva, Anderson Freitas + Juliane Antunes, Shundi Iwamizo, MMBB Arquitetos e Ruben Otero.

Já os profissionais portugueses que apresentam projetos na mostra são: Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, Pedro Mauricio Borges, Pedro Sousa, Paulo Tormenta Pinto, Jorge Figueira, Ana Silva, João Gois + Alexandre Berardo, Fernando Salvador + Margarida Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.