18/01/2010

Faça o cálculo do seu IPTU no simulador da prefeitura

Fonte: O Estado de S. Paulo

Começou a funcionar anteontem, com mais de um mês de atraso, um simulador na internet para calcular o valor do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de 2010. A ferramenta virtual está disponível no site  e  ficou pronta no mesmo dia em que começaram a ser enviados aos contribuintes os carnês do imposto.

A intenção da Prefeitura era divulgar antecipadamente os reajustes no tributo, que chegam a 30% para imóveis residenciais e a 45% para os restantes. Mas o sistema demorou a ser desenvolvido pela Prodam, empresa municipal de processamento de dados.

É preciso ter em mãos o número do contribuinte, que está impresso nos boletos dos anos anteriores. O simulador mostra o valor total a ser pago e não considera descontos como os da Nota Fiscal Eletrônica.

Os carnês começaram a chegar ontem e serão entregues até o dia 18 de fevereiro, de acordo com a data de vencimento. Se o pagamento for feito de uma só vez, o contribuinte terá direito a um desconto de 6%.

Mas o pagamento do tributo pode ser feito em dez parcelas. Quem discordar dos novos valores do IPTU tem 90 dias a partir do recebimento do carnê para contestar a Prefeitura. O pedido de reavaliação deve ser feito na Secretaria de Finanças (Vale do Anhangabaú, 206), de segunda a sexta, das 8h às 18h.

1 Comentário

  1. Só uma dúvida! gostaria de saber se de um ano para o outro é lícito aumentar em até 150% o valor do IPTU,pois o meu de 138,00 reais e 2010 veio agora em 2011 353,00 reais,a prefeitura alega que é porque veio reajustado pois desde 2006,não havia reajustado ainda.Tudo bem mas com esse reajuste subil 150% meu IPTU o que é isso!Sem contar que pedi aferição novamente do imóvel e la constava a muitos anos que a área de construção em meu terreno é de 144 m2 ,e com a nova aferição pelos fiscais foi verificado o erro pois só 116 m2 foi construido e não 144 m2 como constava.voltei a prefeitura e foi feito os reajustes com as novas aferições,mas mesmo assim ficou em alto o valor novo a pagar cerca de 130% desta vez. Então pergunto está correto?Aguardo resposta obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.