07/01/2014

Faça um lindo destaque de tijolos aparentes na parede da sua casa

Confira o passo-a-passo e aprenda essa técnica que usa pouquíssimos materiais

Fonte: Revista do ZAP
parede de tijolo aparente
Efeito tijolos aparentes (Fotos: Divulgação)

Um novo ano começou e agora aquela vontade de iniciar uma reforma fica mais à flor da pele. Por isso, a Revista do ZAP resolveu publicar uma dica interessante de uma fã da nossa página no Facebook, Fatima Monfredini, de como criar um lindo destaque na parede usando terra, massa corrida e fita crepe.

Deixe sua mesa mais sofisticada com guardanapos decorados

Tenha uma mesa de centro feita com pallet

Passo a passo da criação do painel:

Lista de material
– Terra
– Massa corrida
– Fita crepe
– Peneira

Utilize a fita crepe para desenhar os tijolinhos na parede (Fotos: Divulgação)
2 – Passe a terra pela peneira
3 – Misture a massa corrida com a terra

4 – Adicione a mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de três milímetros

parede de tijolo aparente em casa
5 – Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar o tijolo e para evitar ter de lixar

6 – Retire a fita adesiva com o material fresco e deixe secar.

Pronto! Você agora pode curtir a sua parede nova.

 

Aprenda como fazer um sofá com pallets e fique na moda

Crie um efeito de tijolinho na parede usando apenas terra e massa corrida

Reaproveite materiais esquecidos em casa para criar uma mesa de centro

Pinte e restaure um criado mudo de madeira

Deixe a mesa mais bonita com um porta-guardanapo feito com toalha de bandeja

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

173 Comentários

  1. Olá Suzete. Essa parede de tijolo foi feita por uma fã do ZAP Imóveis no Facebook. Você pode tentar encontrar a cor que deseja adicionando um pouco de tinta à massa corrida com terra. Pode ser uma opção.

  2. ACHEI ESTA IDEIA GENIAL, SEMPRE QUIS TER UMA PAREDE DE TIJOLINHO,PORÉM SE FOSSE FAZER PELO METODO CONVENCIONAL TERIA QUE ERGUER OUTRA PAREDE, POR ESTE, FICOU SENSACIONAL, PARABÉNS, NOTA 1000.

  3. Olá Nilda. Vai depender do seu gosto e estilo de decoração de sua casa. Se você achar que combina, o destaque vale sim numa sala.

  4. Acho que para fazer diferentes tons nos “tijolos” eu faria várias quantidades de massa com terra de diferentes tons e aplicaria alternadamente nos vãos da fita. Acho que daria o efeito.

  5. Desculpe-me a ignorância, mas o que seria a proposrção 1X6 – uma porção de massa para 6 de areia ou vice versa (me refiro ao comentário da Carla.)Também fiquei curiosa em saber como dar a variação de cores.

  6. Ótima ideia. Parabéns! Gostaria de saber como se aplica a massa (pincel ? espátula ?)E como se consegue a variação de tom.

  7. Olá Fernando. Essa parede de tijolo foi feita por uma fã do ZAP Imóveis no Facebook. Creio que você pode aplicar a massa com a ferramenta que desejar. Você pode tentar encontrar a variação de cor adicionando um pouco de tinta à massa corrida com terra. Pode ser uma opção.

  8. Olá Sheyla. Essa parede de tijolo foi feita por uma fã do ZAP Imóveis no Facebook. Ela fez a experiência, deu certo e contou para a gente.Você pode tentar encontrar a variação de cor adicionando um pouco de tinta à massa corrida com terra. Pode ser uma opção.

  9. Olá Sara. A Fátima, leitora que acompanha nossa página no Facebook e que nos deu essa dica, responde o seguinte: “Coloquei dois copos de terra e 4 de massa corrida e mais nada…pois acho que depende da metragem da parede a ser aplicada”.

  10. Olá Mariana. A Fátima, leitora que acompanha nossa página no Facebook e que nos deu essa dica, responde o seguinte: “Coloquei dois copos de terra e 4 de massa corrida e mais nada…pois acho que depende da metragem da parede a ser aplicada”.

  11. Hummmm. boa ideia, mas quanto de terra e quanto de massa corrida ( qual a prporção certa)?E como passar a fita crepe sem desalinhar?

  12. Ola Ande. A Fátima, leitora que acompanha nossa página no Facebook e que nos deu essa dica, responde o seguinte: “Coloquei dois copos de terra e 4 de massa corrida e mais nada…pois acho que depende da metragem da parede a ser aplicada”.

  13. como é feita a variação da cor dos tijolos, ou esse é o segredo que não pode ser contado…..

  14. Acho que no lugar terra, poderia se usar o Xadres em pó vermelho e amarelo, ambos misturados em proporções equivalentes se chega no tom de “terra” desejado. Só fiquei c/ dúvidas, se quando tirar as fitas não danifica o aspecto deixado do então “tijolinho”. No mais, meus parabéns pela descoberta de mais um modelo de textura.

  15. Olá Alberto. Confira a dica dada pelo Amarildo aqui no espaço de comentários. Ou tente usar aquelas pequenas bisnagas de tintas para misturar junto com a massa corrida. Pode ser uma opção.

  16. ótima ideia… para a variação de tons creio que se fizer várias massas com tons diferentes e misturar entre elas na aplicação poderá dar uma variação degrade, porem para fazer individual a aplicação tem q ser individual de cada massa de cor diferente em cada limite de tijolo…

  17. Que parede linda, inacreditável que seja necessário somente esses materiais para parede ficar assim.Parabéns.

  18. Gostei da ideia, mas ela não é completa, pois há segredo de conseguir o resultado positivo?Ou a criatividade do usuário que vai prevalecer?grato,Antônio Carlos

  19. Olá Antônio Carlos. Sim. A criatividade é o que prevalece. Como a matéria bem ressalta, essa experiência foi relatada por uma seguidora da nossa página no facebook. Ela resolveu compartilhar conosco, e por isso apresentamos a vocês.

  20. Se a aplicação for em uma parede com fogão à lenha, corro o risco de ficar com o resultado prejudicado, como descascar, desbotar, etc..?

  21. EXCELENTE IDEIA! PARABENS! GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER EM CHURRASQUEIRA PREFABRICADA OU PRE MOLDADA. OBRIGADO!

  22. O trabalho ficará perfeito se as fitas e a retirada delas for muito bem feito e, é lógico, a aplicação da massa.Parabens pela idéia.

  23. muito bonita esta tecnica, eu gostaria de saber se posso fazer todos os tijolinhos na parede e depois retiar a a fita ou devo fazer e tirar a fita de cada um que for feito na hora ?

  24. Fiquei curioso, mas entendo para ficar parecida com uma parede de tijolo, a mistura das massas, deve ser aplicada em uma parede de fundo cinza ou branca ou estou enganado? outra dúvida, a lateral do tijolo postiço, tem que ficar lisa e não enrugada, com que instrumento deixarei a parede perfeira? pois a aplicação da mistura somente com a espátula ainda aparecerá desníveis? especialistas orientem-me por favor!!!

  25. desta maneira pode-se fazer qualquer tipo de mozaico,podemos cruzar as fitas de todas as maneiras,fazendo retangulo ,triangulo, losango,trapesio,triangulo-retangulo e o que mais passar p/ cabeça

  26. Eu já havia pensado em fazer isso só não imaginava como eu poderia fazer…agora vou fazer usando essa dica…interessante muito boa mesmo.

  27. Acredito eu que se aplicar um verniz com uma pitadinha de bisnaga como pintura obterá um bom resultado na cor de seu gosto.

  28. EU ADOREI A IDEIA DOS TIJOLINHOS NA PAREDE QUANDO EU ESTIVER TEMPO VOU FAZER NA PAREDE DA SALA VAI FICAR LEGAL

  29. EU ADOREI A IDEIA DE TIJOLINHOS NA PAREDE QUANDO EU ESTIVER TEMPO VOU FAZER NA PAREDE DA MINHA SALA

  30. Interessante,mas é necessário lembrar que a massa corrida sem acabamento,tende a trincar.E,então? Talvez uma camada de tinta PVA semi brilho na cor dos tijolinhos. Ajudaria até na conservação da limpeza da parede.Que tal pensar tb como ficará o espaço da fita crepe.Na cor da parede original? Tem ainda algumas coisinhas para se observar,não é mesmo?

  31. parabens por ter sido criado estas ideias e coloca-las na internete para que todos que tenham acesso ou possa ser iluminado e mão a obra.

  32. Olá, só quero deixar minha opinião sobre a fita crepe. Deve-se esticar uma linha presa por 2 pregos assim ao colocar a fita crepe seguindo esse alinhamento, isso em cada linha de “tijolos”. Essa linha vai ser muito útil para colocar a fita crepe na vertical, onde ela é cortada para dar a característica de tijolos, caso contrário ficaria um xadrez. Lembro que a parede de baixo deve estar com a pintura perfeita e limpa pois é ela que vai aparecer entre um tijolo e outro. Pode ser pintada da cor do cimento ou branco. Espero ter ajudado algumas pessoas. Abraços.

  33. Olá pessoal. Para quem tem dúvidas sobre a hora de retirar a fita, a reportagem diz no passo 6: Retire a fita adesiva com o material fresco e deixe secar.

  34. poderia me ajudar com a quandidade de massa corrida e da terra.pois e uma dica otima.parabens pela a ideia.

  35. Caso queiram fazer na parte externa deve ser usado Massa Acrílica,(massa corrida é só para interior)e também o Xadrez Pó,o liquido é para pequenas porções.

  36. Após a secagem pode ser usado Resina Acrílica, com isso a resistência é maior e pode ser lavado.

  37. Percebam as cores dos tijolos na foto principal e a foto colocada depois das explicações passo a passo. Vocês acreditam que o resultado será o mesmo? Cuidado pois o resultado pode não ser o esperado!

  38. Muito legal, estou construindo na chácara e vou fazer, a parede é externa tem que usar algum produto para não trincar?

  39. Bom dia!Maravilha de divulgação,adoro tiolinhos, torna o ambiente aconchegante !MAS faltou algo para acrescentar assim como um pouco de colabranca rótulo azul,por exemplo!…Tive experiencia com texturado e é adicionando cola branca que se obtém um bom resultado assim pode até fazer na parte externa adicionando a tinta PVAacrílica !Quanto à variação de tons, depois de seca aplica tinta acrílica numa cor um pouco mais forte e desbasta com um pano úmido fica com aspecto bem barroco.Espero ter contribuído.

  40. Excelente criatividade. A praticidade ajuda no acabamento e no resultado. Interessante utilizar duas ripas com a espessura indicada e dividi-la de acordo com o tamanho do tijolo e com o espaço desejado entre um e outro. Utilizar uma caixa separadamente de meio (1/2) tijolo para acabamento das laterais.

  41. Acrescentando DICAS, com a inclusão da cola branca, dá para aplicar em madeira também, e como sugestão, pode colocar numa parede apenas e fazer um barrado nas outras para complementar o ambiente, fica lindo!Um barrado baixo, em um ambiente relativamente pequeno se percebe logo o efeito!

  42. parabéns ,gostei muito dessa parede, show de bola a decoração é perfeita, vou tentar fazer em meu apartamento, obrigado.

  43. Olá Rael. A Fátima, leitora que acompanha nossa página no Facebook e que nos deu essa dica, responde o seguinte: “Coloquei dois copos de terra e 4 de massa corrida e mais nada…pois acho que depende da metragem da parede a ser aplicada”.

  44. Amo trabalhos manuais inclusive pinturas , mas assim ainda não fiz já estou amando só de ver . PARABÉNS !

  45. Ana, vai depender da quantidade de terra que você aplicar. Uma boa dica é usar aquelas pequenas bisnagas de tintas para a “ajudar” a encontrar o tom desejado do tijolinho.

  46. Sou artesã trabalho com pinturas e está ainda não fiz , fiz vou logo fazer . Amei está sugestão. PARABÉNS!

  47. Olá Tiago. Sim, a primeira foto é ilustrativa e serve de inspiração para vocês, leitores. As demais imagens são de uma experiência real no estilo “faça você mesmo”. Com muita criatividade é possível chegar a um resultado excelente!

  48. fica muito legal, mas é bem trabalhoso essa parte das fitas em deixar elas retinhas com o mesmo tamanho… mas pra que sabe fica showwww

  49. Adoro novidades principalmente relacionados à decoração. Esta ideia é genial, vou fazer nas férias e depois publico o resultado. Parabéns pela dica!

  50. Ah! Esqueci de dizer, não tem quem diga que não são tijolinhos de verdade!!!Outra coisa, tenho uma dúvida , será que poderia ser aplicado para decorar uma churrasqueira que acabei de instalar em casa? Ela está no cimento puro.

  51. Sheyla: Fiz com 1 parte de areia e 6 de massa. Ao contrário ficaria impossível trabalhar a massa na parede. Willian: achei melhor ir retirando a fita antes que a massa seque, para não correr risco de quebra nos cantos.Detalhe: usei fica adesiva dupla face, com a faixa adesiva plástica (a de papel rasga) porque não encontrei fita crepe fina o suficiente (queria 1 cm) e deu certo tb.

  52. Hugo: achei muito trabalhoso fazer tijolinho por tijolinho, por isto fazíamos um pedaço da parede, passando a massa (com auxílio de uma régua grande de pedreiro) por cima da fita e a retirávamos antes de secar. Alias, foi com auxílio da mesma régua que riscamos as linhas dos tijolos e depois passamos a fita por cima. (Lembrando que fizemos com areia e não com terra)

  53. Rita Lopes da sim e fica ate melhor pois o fundo vai ficar na cor do reboco, na hora de misturar a terra na massa não misture muito para da aquele detalhe manchado..

  54. como seria sua aplicação para área externa, sujeito as intempéries? existe produtos que substituam?

  55. Olá, adorei a idéia. Parabéns!Gostaria de saber se esta técnica pode ser aplicada em áreas externa como quintal, varanda ou uma parede que tome muito sol e chuva?Aguardo retorno, e mais uma vez parabéns.

  56. ADOREI. AGORA PESSOAL, LEIAM ANTES DE FORMULAREM PERGUNTAS. MUITAS RESPOSTAS ESTAVAM NAS EXPLICAÇÕES. Fica cansativo ler tatas perguntas e respostas repetidas, quando poderíamos ler só novidades que nos ajudariam. Desculpem a falta de paciência, mas tinha que me colocar.

  57. adorei a ideia do tijolinho a vista, gostaria de saber a proporçao de terra com massa corrida …qual a quantidade de terra e de massa corrida

  58. As variações são conseguidas com diferentes tons de terra, e a proporção vai de acordo com o tom que vc deseja obter.

  59. eu trabalho com textura e já uso esse metodo a muito tempo …..esse efeito pode ser feito de varias maneira e pode se usar argila no lugar de terra ……veja meu trabalho pelo face juliotexturas

  60. A variação de cores depende da cor da terra, avermelhada, mais branca, varia com a cor da terra, misture um pouco de areia, e assim vai, ate mesmo um pouco de tinta so para mesclar a cor da terra..

  61. Fazer 3 misturas separadas , uma com terra vermelha, outra com arreia que é mais branca, outra com terra mais preta dão este degrade.

  62. Adorei as dicas,bourbon fazer a parede. Mas a parede tem que está embolsada,em massada ou pintada para fazer essa arte.

  63. Gostaria de receber mais dicas, minha casa tem aproximadamente 50 anos , estou rodeada de edifícios.não pretendo me mudar pois moro em bairro nobre com propriedades enormesQuero muito colocar cores em toda casa interno e externo os comodos são todos 6,80 X 5,20 .Quero inclusive receber dicas de cores de móveis e como posso fazer pátina. grata,

  64. Fiz a aplicação numa parede e na churrasqueira, coloquei somente terra vermelha, apliquei aleatório e diminuindo a porção de terra nas próximas misturas para dar uma aparecencia mais real, ficou muito legal, obrigado por essa dica, muito economico tambem.

  65. Olá, Neuzita! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  66. Olá. Essa técnica é muito boa, a terra peneirada cria liga com a massa corrida, desde que seja bem misturada, podendo usar corantes e pigmentos em pó para dar a cor desejada. É recomendável pintar a parede antes com tinta cinza, próximo ao tom de cimento. Para melhorar ainda mais, é aconselhável após uma semana de secagem, resinar toda a parede utilizando duas demãos, se for externa, quatro ou cinco demãos, isso irá aumentar muito a resistência da textura.

  67. Olá, Alexandre! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  68. Olá, Lucia! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  69. Olá. Essa técnica é muito boa, a terra peneirada cria liga com a massa corrida, desde que seja bem misturada, podendo usar corantes e pigmentos em pó para dar a cor desejada. É recomendável pintar a parede antes com tinta cinza, próximo ao tom de cimento. Para melhorar ainda mais, é aconselhável após uma semana de secagem, resinar toda a parede utilizando duas demãos, se for externa, quatro ou cinco demãos, isso irá aumentar muito a resistência da textura. Maravilhoso complemento Alexandre.Obrigado

  70. Adorei….ja queria fazer uma parede de tijolo aparente na minha casa da praia só q ia perder espaço. ..e com esta técnica não perco.Gostaria q outras pessoas postassem suas paredes e experiências p ver como ficou…obrigada

  71. Olá, Kátia! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.