20/04/2007

Faltam ofertas de locação para estudantes

Fonte: Jornal da Tarde

Instalação de centros universitários no interior expande o mercado para investidores em aluguéis

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisSede do campus da FAAP em São José dos Campos, cidade com grande procura para locação por estudantes

A descentralização dos centros universitários e a febre de instalação de escolas técnicas em cidades do interior paulista nos últimos anos têm se tornado atrativos para investidores do mercado imobiliário. Com isso, a migração temporária de estudantes de todo o País para o entorno desses centros educacionais cresceu de maneira significativa, elevando a procura de imóveis para moradia, seja individual ou para a formação das chamadas ‘repúblicas de estudantes’.

Com o aumento da procura por esses imóveis para locação, a taxa de vacância (percentual de imóveis para alugar desocupados) tem diminuído em diversos municípios do Estado, segundo informações de profissionais do mercado imobiliário dessas regiões.

É baseado nessa realidade que o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo, João Augusto Viana Neto, orienta os investidores que o procuram onde aplicar o dinheiro. “É uma questão que está na pauta do momento do mercado imobiliário. Faltam imóveis, sejam apartamentos ou casas, de dois e três dormitórios para alugar , tanto nas cidades onde se concentram os centros universitários quanto na própria Capital Paulista”, afirma.

Segundo ele, há uma demanda grande nas cidades de Marília, Bauru, Mogi das Cruzes e São José dos Campos. “Em São José, por exemplo, você não consegue alugar mais imóvel. Você não encontra, por conta da grande quantidade de faculdades e universidades nas cercanias. E olha que tem muito lançamento de apartamentos nessas regiões.”

Viana Neto conta ainda que, por conta da elevada procura nessas localidades e pela carência de imóveis, o investidor pode obter um retorno superior à média do mercado de locação – grande procura, pouca oferta, igual a preços mais caros. “É uma área que, se os investidores aplicarem dinheiro, terão um retorno muito bom e em pouco tempo. É um excelente investimento, sem dúvida alguma. Os investidores só precisam enxergar isso e aproveitar o bom momento do mercado de locação”, completa.

Além das cidades já citadas pelos profissionais, também apresentam boa demanda para esse tipo de investimento os municípios da região de Campinas, de Taubaté, da Baixada Santista, do Grande ABC – que está recebendo a implementação de um centro universitário federal – e de alguns bairros da Capital onde se situam campi universitários.

Leia também

Aluguel rende até 2,5% ao mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.