20/08/2008

Family room, a sala decorada para família unida

Fonte: Globo online

Interessados por decoração podem conferir as últimas novidades na Casa Design 2008, que acontece até o dia 21 de setembro no Rio de Janeiro

Zap o especialista em imóveisFamily room pretende voltar a reunir toda a família em um ambiente confortado

RIO – Com a intenção de voltar aos tempos em que toda a família reunia-se na sala para assistir televisão, arquitetos investem em projetos mais incrementados, com home theater, acesso à internet, espaço para rápidas refeições e jogos.

Este será o ambiente que as arquitetas Adriana Andriole e Miriam Nascimento apresentam na mostra Casa Design de 2008, que vai até o dia 21 de setembro. É um mix entre o contemporêneo e o rústico. Trata-se do family room, um ambiente que prevê a necessidade de permanecer online a todo instante, com diferentes mídias num mesmo ambiente.

Para contrapor toda a modernidade, há detalhes rústicos e elementos da natureza. As paredes, persianas, mesa de centro e outros móveis são em madeira. As almofadas decoradas com sementes e um belo jardim ainda compõe o espaço. Atrás da bancada com a televisão, as arquitetas aproveitaram o espaço de um pequeno corredor e projetaram um jardim com uma árvore seca e cascos de madeira. Há ainda poltronas, sofás e cadeiras confortáveis com assinatura de designers renomados como Philippe Starck.

Miriam explica que os pedidos dos pais interessados em restabelecer maior contato com os filhos são recorrentes. Como para atrair os jovens e adolescentes, não basta apenas um grande sofá ou uma mesa de jantar com vários lugares, foi desenvolvida a idéia de convergir diferentes mídias à sala. É um espaço de convivência da família, que busca agregar pais e filhos em torno de atrativos multimídia. Deve ser ao mesmo tempo: belo, prático e atraente para as várias idades.

É uma busca da restauração das relações. A partir do momento em que todos os quartos foram equipados com televisores e computadores, os filhos passaram a se isolar em seus quadros. Os pais também querem acompanhar o uso de seus filhos na internet. Com a violência das cidades, também preferem receber os amigos dos filhos – afirma a arquiteta.

O engenheiro Luciano da Rocha Carvalho e sua esposa encomendaram um projeto de integração dos ambientes entre a sala de jantar, de estar e um espaço para os computadores com a finalidade de unir mais toda família. As filhas de 19 e 15 anos passavam mais tempo nos quartos em seus computadores. Ele garante que aprovou o resultado.

– Antes da obra, não tínhamos um projeto tão acolhedor na sala. Confesso que não acreditava muito a obra iria interferir no comportamento das meninas, mas deu certo. Até as amigas delas também estão ficando com a gente na sala. Hoje, por exemplo, estou na sala com uma delas – diz o pai todo satisfeito.

Serviço:

Casa Design 2008 ( http://www.mostracasadesign.com.br)
Período: até 21 de setembro
Endereço: Avenida Quintino Bocaiuva, 241, São Francisco, Niterói
Ingressos: R$ 20 e R$10 (estudantes com carteira, pessoas acima de 60 anos)
Informações: (21) 2612-0914
Visitação: terça-feira a quinta-feira, domingos e feriados, das 13h às 22h; sexta-feira e sábado, das 13h às 23h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.