18/01/2010

Fechado ou aberto, varanda assume diferentes papéis: de área de lazer a extensão da sala

Fonte: O Globo
Varandas incrementadas - Varanda decorada pela arquiteta Emília
Varandas incrementadas - Varanda decorada pela arquiteta Emília

No verão, não tem espaço mais disputado num apartamento do que a varanda, seja por causa do calorão ou da vista privilegiada. Não é à toa que os arquitetos dispensam uma atenção especial a esse cantinho da casa, transformando-o numa extensão da sala – daí a moda, cercada de polêmica, de fechar todo o ambiente com vidro. Quando há mais espaço, as varandas fazem as vezes de uma área de lazer, com itens como piscina e churrasqueira.

Antes de pensar em fechar a varanda com vidros, no entanto, o morador deve estar atento às regras de condomínio: é necessária a aprovação dos condôminos, da forma como prevê a convenção do prédio. Se a convenção não mencionar o assunto, a decisão se dará pela maioria dos votos dos moradores, em assembleia. E quando a convenção proíbe o fechamento da varanda, só se pode alterá-la mediante o voto de dois terços dos condôminos. Quem optar pelo fechamento deve, ainda, legalizar a mudança na prefeitura, que cobrará contrapartida financeira.

Com a intenção de dar um ar tropical à varanda de um apartamento dúplex, na Barra, a arquiteta Emmília Cardoso lançou mão de móveis de madeira e fibras naturais. A mesa redonda, de concreto, importada da Indonésia, ganhou cadeiras com detalhas de bambu. A parede de tijolinhos pintados de amarelo ajuda a montar um cenário colorido com estampas de flores e listras.

A decoradora Solange Medina quis fazer da varanda de um imóvel na Avenida Vieira um prolongamento da sala. Até o piso usado nos dois ambientes, um mármore, foi o mesmo. Para que pudesse decorar com móveis feitos com o mesmo material dos utilizados na sala, o espaço foi fechado com vidro, ficando protegido da maresia e do vento. Além disso, ela escolheu algumas peças marcantes, como uma mesa de centro com pés de terracota e um tapete paquistanês.

LEIA MAIS:

PREPARE SUA CASA PARA O BICHO DE ESTIMAÇÃO

DICAS PARA MONTAR UM JARDIM EM CASA

RECICLAR NÃO É BICHO DE SETE CABEÇAS 

23 Comentários

  1. Fiquei pensando se era eu que tinha péssimo gosto enquanto via a foto da varanda. Agora que leio os comentários, vejo que o péssimo gosto não é meu. Sabe aquela sensação de que alguém se esforçou muito em deixar o ambiente feio, pois é, conseguiram. kkkkQue tal aqueles rolinhos coloridos com a estampa florida? Prova do esforço!

  2. Acho que a pessoa que decorou não soube utilizar a concordãncia, a harmonização das cores. Nada contra quebra de cores, mas acho que aí, nesse caso, houve muitas informações. Não se tem um entendimento.Nem tudo que seja moda, nem tudo que seja moderno, nem tudo que gostemos é o melhor ou o mais ficaz ou melhor empregado para um ambiente.Não estou dizendo que eu sou o melhor ou que sou o bam-bam-bam da decoração ou estilo, mas com certeza eu faria melhor e com certeza não precisaria gastar tanto, como pelo que me parece, deve ter custado esses móveis.A parede com tijolos amarelos pode ser usado sim, sem sombra de dúvidas, mas teria que ter um outro estilo de móveis, cores e tal, para aí sim, a quebra da parede iria funcionar muito bem.Caramba, vários tipos de listrados, sofá de madeira (acho que é Cedro, Imbuia ou outra madeira nobre) com estampa de flores e no meio, vêm a mesa de centro, com cadeiras cm detalhes no encosto, feito de bambú.Cara, que é isso !!! Surreal !!!Os móveis são todos bonitos, mas não se harmonizam.

  3. Pois achei a decoração um charme, talvez um pouco misturado listrado com floral e madeira com granito do tampo da mesa. Acho que ali, pediria uma mesa de vime ou junco. Quanto aos floridos das almofadas, achei 10!!!

  4. E ainda dizem que “certo bom-gosto” não é um LIXO!!! Está aí, uma prova! O que se passa na cabeça de quem inventou essa porcaria: dor de cabeça, diarreia ou os dois ao mesmo tempo?

  5. Comentários típico de pobre que não tem bom gosto, um OOOOOOOO vocês. Está decoração de varanda está divina de luxosa, dentro das tendências e multi color, linda d+ fui “bunitas”…

  6. Prefeitura tem a ver, porque necessita de autorização para fechamento de vidros temperados.Não se pode fazer uma decoração decente, sem que o local esteja protegido das intempéries.Quanto ao bom ou mal gosto da decoração acima, digo que pela minha experiência trabalhando a 25 junto a arquitetos e decoradores, isso é feio, na minha opinião, mas pode ser agradável aos olhos de outros, sem que isso signifique que eu tenho bom gosto e os outros não.é muito subjetivo.

  7. Esta varanda esta muito atravancada e entulhada de moveis e plantas.Deixe só a mesa com duas cadeira perto das portas com um arranjo de flor pequeno na mesa. O conjunto listrado colocaria no fundo ao lado da giboia. O sofa de dois lugares, ladeado com as poltronas e as almofadas vermelhas. O descanso de pé usaria como mesinha central do conjunto. A bi-cama, sairia junto com 2 cadeira da mesa e outros vasos de plantas. Deixaria a areca perto da mesa e a giboia do lado do conjunto. Para ter mais lugar numa eventualidade, colocaria gancho na parede para rede..Zeze Silvasmavile@uol.com.brsmavile@gmail.com

  8. Achei um ambiente escuro e desarmonizado em relacao a estampas dos tecidos e cores.Nao parece varanda, parece um comodo sem valor onde as pessoas nao costuman ir.

  9. Tenho varanda no meu apartamento, fizemos questão de padronizar o tipo de fechamento com vidros transparentes e esquadrias na cor do prédio, aproveitamos para padronizar o tipo de cortina rolô brancas, justamente para não ter que ver esse tipo de decoração acima…as pessoas acham que sacada tem função de garagem ou depósito.

  10. poderia ser com menos objetos, deixando + espaços para circulação de pessoas, as cores com estamos em tempos modernos realmente a quebra de cores varias, sabendo fazer as concordancias delas fica muito bonito. um abraço.

  11. Acho que tem muita informação num cenario só. Foi colocado plantas verdes, sofa e poltrona de listras e sofá de folhagens com almofadas rolinho de listras.Não agrada aos olhos .Outra coisa que choca é a mistura de cores num espaço muito pequeno. A mesa central redonda é desproporcional para o espaço e para a circulação. .Ao fundo tem outra mesa junto ao sofa com mais planta. Prá quê. Ocupa espaço. O sofá de listas me parece que impede a saída, pois fica na frente da porta com pouco espaço de circulação.Eu daria a seguinte arrumação:1. Tiraria a mesinha de planta que se encontra junto a sofá.2.Transportaria a mesa redonda para a região onde se encontra o relógio, mas no canto de baixo, frente ao relogio. 3.O espaldar das cadeiras é muito largo, dando idéia de maior ocupação de espaço. Eu trocaria por cadeiras mais alongadas.4.Chegaria o sofá de listra um pouco mais para frente.Colocaria as 2 poltronas de de frente para ele e a mesinha que está debaixo do sofá florido serviria de mesa de centro para esse conjunto. Com isso se ganharia espaço e não impediria a circulação. 5.Caso quisesse permanecer com o sofá florido , eu o deslocaria para mais próximo da porta de vidro, de tal maneira que os tijolos amarelos ficasse fazendo um fundo ao centro desse sofá.6.mandaria trocar o estampado desse sofá e procuraria acompanhar a cor da lista. Nesse caso colocaria o sofá de tecido preto para compor com as listas. mantria as almofadas para quebrar o escuro

  12. Concordo: 1) varanda é um espaço para ser utilizado de maneira inteligente; 2) os móveis são bonitos mas não se harmonizam, daí o ambiente acima não se parece mesmo com uma varanda; 3) até eu que não sou decoradora faria melhor gastando menos, sendo absoluta verdade que beleza é um conceito subjetivo; 4) aliás, farei melhor porque a varanda de minha casa aguarda pacientemente ser decorada. Até lá, melhor ficar vazia…

  13. Achei lindo! Uma decoração de quem tem bom gosto e conhece a arte de decorar.Tenho certeza que uma pessoa educada e de bom gosto que conhece o que está falando ñ precisa ofender ou espressar sua opinião de maneira ostil Móveis com estilo clássico!! e essa combinação de cores e plantas trazem vida ao ambiente.E quem disse que tudo tem que ser moderno, contemporanêo para estar na moda?Claro o professor de quem nada entende.Parabéns Solange essa decoração será uma inspiração para mim!Claudia/ Ctba-Pr

  14. Fiquei com pena desse espaço que poderia ser tão melhor aproveitado… A Denise tem razão, parece depósito de sobra de móveis.

  15. olá vendo a materia moro em condominio fechado e minha varanda fiz area de churrasqueira ficou um show tdos gostam do meu espaço….

  16. Abrindo espaço fofa, será que voçê estava mesmo neste local na hora de fotografa-lo. Fizeram entrega de movéis errada,cuidado corro o risco de vê outra sacada com parte desta decoração.listrado preto e branco e moda surrada ao contrario do floral não sou decorada substimo o bom gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.