09/03/2010

Feiras apresentam as tendências de acabamentos para construção, arquitetura e decoração

Porcelanas com esmalte de ouro 18 quilates e com platina trabalhada, da Atlas (Foto: Divulgação)
Porcelanas com esmalte de ouro 18 quilates e com platina trabalhada, da Atlas (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – É como uma semana de moda. Só que na área de acabamentos da construção, arquitetura e decoração. A partir da próxima terça-feira, 9, as tradicionais feiras Revestir e Kitchen & Bath aportam na Transamerica Expo Center, em São Paulo, para desfilar as tendências do mercado internacional em revestimentos e em acessórios de cozinhas e banheiros. As novas tecnologias e a sustentabilidade continuam sendo os carros-chefe dos eventos, que devem receber este ano cerca de 45 mil visitantes, entre designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas.

No segmento de luxo, a Revestir, na sua oitava edição, traz alguns novos tipos de revestimento com aparência de jóias esculpidas. Já imaginou, por exemplo, ter uma parede toda revestida em ouro? Pois bem. A Atlas chega a um dos pavilhões do evento para apresentar pastilhas de porcelana com esmalte de ouro 12 quilates e platina trabalhada em alto relevo. Outra marca que ganha destaque entre os 181 expositores do evento é a Portinari, que traz placas cerâmicas em alta definição de imagem com a possibilidade de resolução em 3D.

Mas a feira não é destinada apenas aos que tem dinheiro de sobra no bolso. De acordo com o presidente da Revestir, Antônio Carlos Kieling, a possibilidade de customização e reprodução de materiais mais caros vem ganhando maior espaço na área de acabamentos, o que possibilita a redução do preço final do material.

“A Revestir obedece a uma estratégia de internacionalizar o mercado de revestimentos. E o nosso objetivo é apresentar soluções para todos os tipos de público. Além das opções de alto padrão, temos expostas peças de acabamento que reproduzem materiais refinados, como madeiras, além de peças que oferecem alteração da percepção visual do ambiente, sempre aliados a sustentabilidade”, diz Kieling.

Nessa linha, a paulistana Gyotoku possui revestimentos que reproduzem a geometria, a textura e o visual de madeiras e metais. Como é o caso da linha Amazon Wood, que pretende levar para os ambientes a imponência da madeira da floresta tropical em suas porcelanas. Outra empresa que investe na reprodução de materiais é a Incefra. A linha “Painel Decorativo” para pisos e paredes, formada por placas de cerâmica, traz os efeitos do tijolo e das pequenas pedras filetadas conhecidas como “canjiquinha”. Os pisos estampados da linha Polar, inspirados em formas orgânicas, florais e geométricas, e da Amazônia, que reproduz os nós das tábuas de madeira antigas, também merecem destaque. A Setti Design também investe em pisos com desenhos na linha Flex Floor. As peças são feitas à base de resina de poliuretano e podem ser compostas de a partir da combinação de variadas cores.

No segmento da decoração, o Estúdio Glicée apresenta a coleção de papel de parede “Papier Souché”, sustentável, já que é livre de PVC e atóxica, e que reproduz texturas e elementos da natureza. Pegando carona na sustentabilidade, a Revestir apresenta, ainda, linhas de revestimentos com baixa espessura, que utiliza baixo consumo de energia para sua fabricação. Exemplo disso é a coleção da Portobello, a “Extra Fino”, que confecciona porcelanatos de quatro milímetros, e a da Eliane, a “Laminun”, com peças de 3,5 milímetros.

Cozinhas e banheiros luxuosos e com tecnologia avançada
A 5ª edição da Kitchen & Batch – Feira Internacional de Produtos e Acessórios para Cozinhas e Banheiros reúne as principais tendências para o setor de arquitetura e construção. No evento, serão exibidos produtos e acessórios de mais de 60 expositores nacionais e internacionais. Entre os lançamentos de produtos para banheiros e cozinhas estão fogões, refrigeradores, coifas, bancadas, revestimentos especiais, aparelhos de ar condicionado, exaustores, banheiras, equipamentos para hidromassagem e boxes.

No segmento de banheiros, a Doka – Bath Works, fabricante nacional de banheiras vitorianas em ferro fundido esmaltado e representante exclusiva das banheiras inglesas da Victoria & Albert na América Latina, apresenta sofisticadas novidades. Além de novos e inusitados modelos de banheiras contemporâneas fabricadas com um composto de rochas vulcânicas, a empresa traz ao Brasil os produtos da Herbeau, tradicional marca francesa do segmento de luxo para banheiros e cozinhas.

Amazon Wood, da Gyotoku reproduz fielmente o visual das madeiras da floresta tropical
Amazon Wood, da Gyotoku reproduz fielmente o visual das madeiras da floresta tropical

Já a Altero Design chama atenção pelos seus produtos com design diferenciado. O desenho do misturador Fluida, por exemplo, que reproduz no metal a sensação de fluidez da água, é aliado a uma tecnologia que permite a redução do consumo de água. A nova linha tem uma base que faz a água escorrer para a bancada de apoio, fazendo um movimento contínuo e suave.

Passando para a cozinha, a italiana Falmec prepara para a Kitchen&Bath o lançamento de dois novos modelos de coifas que unem inovação tecnológica, alta performance e design. Confeccionadas em aço inox de altíssima qualidade, as novas coifas Butterfly e Prestige possuem comando digital com aspiração perimetral, filtro anti engordurante removível e lavável, motor com velocidade de 800 m³/h e iluminação especial.

Ainda nas cozinhas, a Gas Grill chega este ano na feira para exibir as churrasqueiras da empresa americana Char-Broil. Os modelos apresentados foram recém lançados nos Estados Unidos e se destacam pelo funcionamento a gás, que reduz os danos ao meio ambiente. Com “Espaço Gourmet” completo, o grill integra churrasqueira, forno de pizza e fogão lateral.

LEIA MAIS:

VEJA AQUI AS NOVIDADES APRESENTADAS NA GIFT FAIR 2010

FEIRAS DE DECORAÇÃO E CONSTRUÇÃO APRESENTAM NOVIDADES EM SÃO PAULO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.