01/04/2021

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

A covid-19 mudou a rotina das pessoas. Na intenção de conter o coronavírus, muitos países restringiram a circulação de pessoas. Algumas empresas adotaram o home office, fazendo com que seus funcionários trabalhassem de casa. Mas e quando as férias são em casa? O que fazer no tempo livre sem poder contar com programação na rua?

A seguir listamos 8 atividades que você pode fazer em casa quando chegar seu período de férias. Confira cada uma delas e monte seu roteiro para os dias de descanso!

1 – Férias em casa com a família

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Nada como passar o tempo livre com a família. Todas as atividades da nossa lista são possíveis de fazer tanto só quanto em grupo, basta apenas adaptar o espaço. Por exemplo, se a cozinha de casa for pequena para uma família inteira cozinhar ao mesmo tempo, uma boa solução é formar duplas ou trios (crianças sempre acompanhadas por um adulto).

2 – Filmes e séries

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Com as diversas opções de serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e vários outros que estão sendo lançados, filmes e séries não vão faltar nas férias em casa. Além de oferecerem conteúdos originais, estes serviços trazem um catálogo de clássicos que já passaram pelas telas do cinema e da televisão.

Para que filmes e séries estejam na sua programação de férias, confira os preços dos serviços de streaming. Eles são cobrados mensalmente. Os valores costumam variar de acordo com as preferências de assinatura, como quantidade de acessos simultâneos e qualidade da reprodução dos vídeos.

3 – Livros para ler nas férias em casa

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Para as férias, separe aquela leitura leve e divertida. Mesmo que seja para distrair, os livros também estimulam a mente. Se estiver na dúvida sobre o que ler, um caminho é pedir a indicação de amigos ou ler resenhas em sites na internet. Os próprios sites das livrarias oferecem um resumo do conteúdo das obras.

Quem prefere ler utilizando o tablet, celular ou computador, muitas editoras já oferecem a versão digital de diversos livros. Opções não vão faltar. Para quem tem crianças em casa esta é uma atividade que deve estar na programação, afinal ler em família pode incentivar o gosto pela leitura pelo resto da vida. 

4 – Meditação

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Ter um momento para cuidar da mente é essencial e meditar é uma atividade ideal para isso. Milenarmente conhecida e difundida, a prática da meditação não tem muitas exigências: basta fechar os olhos em um cantinho tranquilo da casa para a realização da atividade.

Se você mora com outras pessoas, mas vai meditar sozinho, peça para não ser interrompido durante todo o tempo que estiver meditando. Em linhas gerais, durante a meditação é preciso relaxar a mente, tendo cada vez mais consciência de si próprio e dos próprios pensamentos.

Leia mais:

+ 7 atividades para distrair as crianças em casa nas férias

+ Pets: perfil de moradia dos brasileiros que têm um bichinho de estimação

5 – Cozinhar durante as férias em casa

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Férias em casa é sinônimo de cozinhar para si mesmo ou para família, e já que é férias, por que não experimentar umas receitas diferentes? No YouTube e no Instagram existem diversos chefs ou amantes da cozinha compartilhando desde receitas simples até as mais inusitadas.

A dica é assistir aos vídeos, escolher as receitas a serem feitas durante as férias, listar os ingredientes e ir ao supermercado (ou comprar pela internet) de uma vez só. Com tudo em casa, é só começar a diversão.

6 – Limpeza na casa

O tempo livre em casa pode ser usado para rever o que já não é mais usado, mas que vai sendo acumulado porque ficamos sem tempo de olhar e amontoamos. Ao separar itens que já não fazem mais parte do dia a dia, é importante definir o que dá para ser doado e o que de fato vai para o lixo.

7 – Cursos

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Outra atividade que pode entrar na programação das férias em casa são cursos que sempre estiveram nos planos, mas que o tempo não permitia investir neles. Na internet há uma série de opções que se adaptam aos dias e horários que são mais convenientes. É um ótimo momento para quem deseja iniciar o aprendizado em um instrumento musical ou um idioma e depois encaixá-lo na rotina quando voltar a trabalhar. 

8 – Exercício físico 

Férias em casa: como se divertir no tempo livre

Os exercícios físicos são necessários para manter o corpo saudável. Para quem quer começar durante as férias vale saber que academias e personal trainers se adaptaram para atender aos alunos pela internet. Procure um profissional que atende ao que você precisa e deseja, abra espaço na sala e movimente o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.