08/03/2010

FGTS poderá pagar consórcio

Fonte: Jornal Extra
CEF tem até o dia 18 para operacionalizar a mudança (Foto: Divulgação)
CEF tem até o dia 18 para operacionalizar a mudança (Foto: Divulgação)

As administradoras de consórcio esperam um aumento no número de participantes no segmento imobiliário a partir deste mês. Isso porque os cotistas com contas vinculadas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão utilizar os recursos do fundo no consórcio, a partir do dia 18 de março.

A Resolução 616, publicada no Diário Oficial da União em 18 de dezembro, autoriza o uso do saldo para amortizar e liquidar o saldo de cotas ou para pagar parte (até 80%) das prestações de consórcio imobiliário. A Caixa Econômica Federal tem até o dia 18 para operacionalizar a mudança.

A medida é válida somente para o consorciado titular da conta do FGTS que tenha, no mínimo, três anos de carteira assinada, na mesma empresa ou não. O valor de avaliação do imóvel, no momento da aquisição, não poderá exceder R$500 mil.

RECORDE DE COTISTAS EM 2009 – O consórcio de imóveis ultrapassou o número de 533 mil participantes ativos em 2009. O montante é recorde e 3,4% maior do que o registrado em dezembro de 2008 (515.300).

Para o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Paulo Roberto Rossi, a modalidade tem sido a alternativa de quem quer realizar o sonho da casa própria ou formar um patrimônio. Segundo ele, a grande vantagem é que não exige pagamento de entrada.

“São parcelas mensais sem qualquer cobrança de taxa de juros”, explicou.

LEIA MAIS:

FGTS PODE QUITAR CONSÓRCIO

SEGURO HABITACIONAL TERÁ NOVAS REGRAS

SETOR DE CONSÓRCIO ESPERA MAIS QUE DOBRAR AS VENDAS ESTE ANO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.