10/07/2015

Filtro de barro decorado deixa ambientes mais charmosos

Além da eficiência na filtragem da água, cerâmica pode se tornar objeto de decoração

Fonte: Revista do ZAP
filtros de barro decorados
Filtros de barros decorados (Foto: Reprodução/Pinterest)

O filtro de barro é uma das melhores opções quando o assunto é qualidade da água. Hoje em dia existem muitas opções, mas a velha cerâmica ainda está na ativa com os mesmos modelos. Mas uma dica para mudar aquele visual de barro é customizar os filtros e deixá-los mais bonitos de acordo com a decoração da sua casa.

+ Confira 12 dicas para economizar água

+ Saiba como reaproveitar a água da chuva com projeto de baixo custo

Além da cozinha, o filtro de barro decorado pode ser inserido em outros ambientes da casa. Tudo depende do gosto da pessoa e do estilo da casa. “Ele pode se tornar um item decorativo tanto para cozinhas e até em varandas em estilo retrô”, comenta Luciana Aragão, professoa e artesã.

Mas e que materiais são utilizados para customizá-lo sem deteriorar o seu funcionamento, que é sua principal função? Segundo Luciana, podem ser feitos com tintas, adesivos e papel contact. Mas existem outras opções no mercado, como o ladrilho, mas é bem mais trabalhoso. O tecido também é outra forma de decorar.

“Hoje usa-se muito o papel contact colorido. No mercado há vários modelos lindos e é mais prático para quem não sabe desenhar”, comenta a artesã.

filtros de barro com tecido
Filtro de barro pintado em branco e decorado com tecido (Foto: Reprodução/Pinterest)

“Para ambientes com tons mais claros o floral cai bem. Pode-se também desenhar no filtro algumas formas geométricas que combinam bem com ambientes em tons escuros, como o preto e marrom”, sugere Luciana.

Se a escolha for por adesivos ou papel contact, deve-se tomar cuidado com a limpeza do filtro antes da aplicação. A superfície da cerâmica deve estar muito limpa para que a aderência fique perfeita.

Se você é fã de objetos tradicionais ou tem uma decoração retrô, aposte no filtro de barro para dar um tom charmoso à sua casa. Você pode encontrar em lojas especializadas em home center com preços acessíveis.

Veja mais algumas ideias abaixo:

filtro de barro marmore
Esse filtro foi todo produzido em mármore
filtro de barro com ladrilhos
Olha só este filtro todo trabalhado com ladrilho. Fica muito bonito, mas é bem trabalhoso (Foto: Reprodução/Pinterest)
filtro de barro com ladrilhos
Você pode customizar com tintas e desenhos originais (Foto: Reprodução/Pinterest)
filtro de-barro azul
Filtro de barro todo pintado em azul, com detalhes em branco (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

+ Especial decoração cozinha – 17 ideias para você se inspirar

+ Saiba quais são os principais erros na decoração da cozinha

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75

+ Cozinha gourmet – projetos priorizam praticidade e espaços aconchegantes

+ Confira 17 dicas para organizar e decorar sua cozinha

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

34 Comentários

  1. Olá, bom dia!!!Adorei a idéia dos filtors de barro decorados…Gostarria de saber se vocês sabem onde posso adquirir esse produto.Grata!!

  2. Ótimas idéias para decorar filtros.Que tinta usar para não prejudicar o sabor da água?

  3. Lindos!… mas imagino que a customização não dê muito certo na prática. Em relação a água em si: a) a pintura fecha os poros da cerâmica que é exatamente o detalhe que confere aqueles maravilhosos sabor e frescor à água; b) as tintas em geral tem uma química pesada, que ficaria em contato muito próximo com a água. Em relação a estética: com o uso, por mais que se limpe, a umidade deixa uns pontinhos pretos no material, o que estragaria o trabalho de customização. Resumindo, filtros de barro devem ser frequentemente trocados se a prioridade for a qualidade da água.

  4. Vem cá, essas diversas tintas usadas (óleo? água?) não possuem um fator químico qualquer que seja venenoso? Digamos por hipótese que sim, mas que a cerâmica não permite o contato a água pela espessura do filtro este. Mas, e se houver, por alguma razão, essa troca, esse contato essa osmose? E se a água começar a passar gosto de tinta, ao invés do gosto simpático de cerâmica de barro? Quer saber, não aprovo essas belíssimas pinturas. Há saídas, no entanto. No passado tivemos em casa um depósito d”água interno talvez com espaço físico de uns três filtros em termos de seu espaço de conteúdo. Chamavam-se “talhas” e eram de uma porcelana mais dura e maciça que os filtros de barro que conhecemos. Onde andam as talhas? Ainda existem? Onde se compram?

  5. Olá. Amei os filtros decorados. A minha dúvida é qual tinta usar pois se for esmalte o gosto da água pode ficar muito ruim e tóxica. A não ser que os filtros sejam somente para decoração.

  6. Bom dia, gostaria de saber qual a tinta devo comprar para pintar o filtro, sem que altere o gosto da agua e nem estrague o propósito do filtro.

  7. Bom Dia!Onde posso comprar esses lindos filtros pintado ou de Louça?Sempre tive vontade de ter um. Mas não encontro

  8. Utilizei um selante antes de passar tinta (usei a acrílica, acho a óleo mais cheia de componentes químicos) e não resolveu nada, a água fica com gosto. Não indico.

  9. Olá, Daniela! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  10. Olá, Marta! As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações para você mesma decorar o seu filtro, eles não estão à venda. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  11. Gastei, dos filtros de barro decorados , quero saber o preço , e se tem entregas pro interior de Minas Gerais ….?

  12. Olá, Elisvania! Tudo bem? As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações para você decorar sua casa. O filtro não está à venda pelo nosso site. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  13. Muito interessante , bonito e de muito bom gosto .
    Não sei como ficaria a qualidade da água , mas ficou adorável

  14. Uma maneira ótima de customizar é fazendo capinhas para os filtros…pode ser de crochê, de tecido…ai vai pela sua imaginação…e assim é só retirar a capinha e lavar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.