06/11/2014

Final de ano: momento de organizar o tempo, a casa da praia e a vida

Final de ano: momento de organizar o tempo, a casa da praia e a vida

Fonte: Revista do ZAP

Planejamento é importante para poder aproveitar as festas e as tão aguardadas férias com tranquilidade

A correria de final de ano é sempre a mesma, e o tempo disponível para conseguir cumprir todos os compromissos e tarefas é insuficiente. O momento – que deveria ser prazeroso – acaba trazendo angústias e tensões, mas que podem ser evitadas. Gerenciar nosso próprio tempo e nossa própria vida é uma questão de escolha. E acredite: uma sábia escolha.

Para uma temporada tranquila, a casa de praia já pode entrar em ordem. Você pode começar desde já a organizar, limpar e deixar tudo pronto para o grande dia de início das férias. Se você tiver disponibilidade, reserve três finais de semana para a tarefa de deixar o imóvel impecável. Divida da seguinte maneira:

– Um final de semana para a limpeza;
– Um final de semana para a organização;
– Um final de semana para levar itens e utensílios necessários para a temporada.

Na casa da cidade, nosso maior problema é a umidade, concorda? Na casa da praia, acredito que o pior seja a maresia, essa mistura de umidade com gordura. Nos cursos que ministro, umas das minhas preocupações é sempre ensinar que, além de organizarmos de forma simples e bela, é importantíssimo darmos uma atenção especial à limpeza. Sendo assim, aqui vai uma dica de ouro para acabarmos de vez com a maresia: limpe a casa – incluindo os ambientes e os móveis – apenas com sabão em pó diluído em água. Simples assim! Também é interessante ligar uma estufa de vento quente com as portas dos armários abertas, para secar a umidade que sempre existe. Essa pequena atitude remove completamente o cheiro de casa fechada.

E mais uma dica. Você se atrapalha com o leva e traz de roupas? Providencie cestos, que podem ficar prontos dentro do armário para a ida e para a volta.

Faltam apenas seis semanas para o Natal. Serão confraternizações, amigos-secretos, ceia, roupas, presentes, casa na cidade e na praia e muito mais para organizar. Para não comprometer seu orçamento e seu tempo, você também pode, desde já, começar uma lista de pessoas que devem ganhar presentes e providenciar, com calma, todas as compras. Adquira itens curingas, como livros e CDs, para emergências. Esse planejamento é importante e evita o esquecimento de pessoas queridas e o gasto por impulso.

Em algumas famílias, o encontro com todos ocorre apenas no dia de Natal. No entanto, você sabia que podemos fazer um amigo-secreto pela internet? No site www.amigosecreto.com.br você pode convidar pessoas distantes para participar da brincadeira.

Lembre-se, ainda, que é superelegante e chique recordarmos de pessoas que estavam ao nosso lado durante o ano, como porteiros, funcionários, colegas que nos ajudaram, entre outros. Vale presenteá-los com uma caixa de bombom ou um vinho, por exemplo. Só não deixe de ser generoso e agradecido. Além de ser um gesto de carinho, isso também é organização.

Queridos leitores, agradeço de coração a todos que participam desta coluna, seja comentando ou me enviando e-mails. Todas as formas de interação que temos são muito valiosas. Para mim, é uma honra esse nosso encontro semanal!  Organize-se e gerencie seu próprio tempo e sua própria vida, a satisfação é indescritível!

Desejo a todos uma semana impecável e até quinta que vem!

Coluna Rosângela Campos

busca-imóvel-pense vender-imóvel-pense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.