13/05/2015

Financiamento imobiliário – Tire suas dúvidas sobre as novas regras da Caixa

Dados mostram que negociações de imóveis usados têm maior volume no Brasil

Fonte: Revista do ZAP
Financiamento de imóveis (Foto: Banco de Dados)
Financiamento de imóveis usados pela Caixa sofre alteração (Foto: Shutterstock)

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai financiar somente 50% do imóvel usado adquirido com recursos da poupança. A regra começou a valer no dia 4 de maio, mas as dúvidas sobre o assunto ainda permanecem na cabeça das pessoas.

+ Caixa vai financiar apenas 50% do imóvel usado

+ Caixa aumenta taxa de juros do financiamento imobiliário

Segundo Daniele Akamine, advogada especialista em mercado imobiliário, o imóvel usado é o maior volume de financiamento que tem no país. Com a nova medida da Caixa, o consumidor vai precisar ter pelo menos 50% do valor do imóvel para dar de entrada na compra de um apartamento.

Dados do Banco Central mostram que o total de financiamento no ano de 2014 foi de mais de 345 mil imóveis, sendo que 58,6% para imóveis usados e 41,4% para imóveis novos. Em janeiro de 2015, foram mais de 31 mil unidades financiadas, em que 54,9% correspondem a usados.

Para esclarecer as dúvidas sobre as novas taxas da Caixa, o ZAP convidou Daniele para responder algumas perguntas relacionadas ao assunto e também a dúvidas em geral de leitores sobre o financiamento.

Assista ao vídeo:

 

+ Banco do Brasil altera taxa de juros do financiamento de imóvel

+ É possível transferir o financiamento imobiliário para outra pessoa

+ Preço dos imóveis segue em ritmo de queda em abril

+ Apartamentos de luxo – Veja se vale a pena investir

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

7 Comentários

  1. Bom dia a todos. Na qualidade de Técnico em Transações Imobiliárias e Administrador de bens e patrimônios, atuante no mercado de imóveis a mais de 35 anos, sempre focado nos reflexos das decisões que afetam direta ou indiretamente a compra e venda imobiliária, posso afirma que a decisão na mudança do critério de financiamento é a chamada desaceleração habitacional em função dos deficit”s dos recursos aplicados pelo sistema mediante aos péssimos resultados esperados pelo governo federal. Carlos André da Silva corretor de imóveis

  2. para eu financiar um imóvel de 190 mil quanto pagarei .quanto preciso dar de entrada.se eu tiver um terreno em outra cidade e quiser dar ele como assim de entrada ou garantia posso ou não

  3. sou divorciado, e quando da separação deixei minha esposa e filhos ficarem morando na casa, hj a casa esta sendo vendida e o comprador financiou pela cef, porem me foi informado pelo corretor que a cef não eeftua o credito em duas contas, ou seja, minha e de minha ex esposa, o credito do financiamento deverá ser efetuado somente na conta de uma pessoa, e depois essa pessoa fica responsavel para transferir o valor para o outro proprietario do imove, isso procede?. aguardo retorno, obrigado

  4. Estou comprando um apartamento so que ja tenho um financiamento de um carro que ainda falta 1 ano e meio mais ou menos, é possivel a caixa liberar para a compra?

  5. Boa Tarde , tenho imovel proprio na cidade de Aparecida ja quitado em 2007 e na epoca financiando pela caixa, a pergunta é se posso fazer utilizar FGTS para aquisiçao imovel na cidade de Caraguatatuba? e se for na planta tb é permitido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.