24/09/2008

Financiamento imobiliário traz Domus ao Rio

Fonte: Editoria Zap

Empresa pretende trabalhar com correspondentes bancários, objetivando dar capilaridade ao negócio.

A empresa cearense de crédito imobiliário, Domus, vai atuar no Rio como companhia hipotecária, na originação de recebíveis imobiliários, representativos tanto de financiamentos imobiliários como de operações de home equity e office equity (empréstimo com a garantia do imóvel), modalidade que começa a ganhar força no mercado.

A Domus já negociou parcerias com a  RB Capital – que dispõe de R$ 100 milhões captados junto a Goldman & Sachs  – e  com a CNR (Cia Nacional de Recebíveis), esta com disponibilidade de R$ 10 milhões por mês. A empresa pretende trabalhar com correspondentes bancários, objetivando dar capilaridade ao negócio. 

“É fundamental estar em um grande centro urbano, no caso o Rio de Janeiro, de onde podemos perceber que o boom do mercado imobiliário brasileiro ainda nem começou. Existe ainda um enorme abismo que separa o Brasil de países como o México, em termos  de crédito imobiliário e  de construção de novas unidades. Existe muito espaço para o crédito imobiliário se expandir”, sustenta Rodolpho Vasconcellos, representante da Domus.

A afirmação de Vasconcellos baseia-se no fato de que, no México, o patamar médio é de 800 mil construções por ano, enquanto, no Brasil, em 2006, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), foram construídas apenas 140 mil novas unidades habitacionais.

“Mesmo ante a perspectiva de expansão, o Brasil continuará na lanterna em relação à proporção do crédito habitacional. No Chile, o segmento representa 13% do PIB. Nos EUA, está na faixa de 65%, e, na Holanda, atinge 111%”, completa o representante da Domus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.