26/05/2021

Fique atento às instalações de cabeamento de internet no projeto do imóvel

A internet se tornou essencial na rotina das pessoas e a qualidade da conexão em casa ganhou ainda mais importância com a pandemia, por conta do home office e aulas online. No entanto, é preciso ter planejamento para realizar instalações do cabeamento que garantam uma internet de qualidade. A elaboração de um projeto bem feito resulta não apenas em uma conexão com boa performance, mas também em uma obra menos complexa, além de evitar retrabalho e gastos extras.

Leia também

+ Arquiteto restaurador: o profissional que mantém a essência da casa

+ Iluminação para a cozinha: como montar o projeto ideal

A instalação do cabeamento de internet deve ser pensada ainda durante o projeto da obra e os moradores devem definir como será o uso dela, inclusive definindo qual pacote da operadora vai atender a todos os moradores para definir os acessórios a serem instalados. “Tudo deve ser definido antes do início da obra, inclusive onde ficará o aparelho e os repetidores de sinal. A obra sem projeto corre o risco de ter vários imprevistos”, explica o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura.

Fique atento às instalações de cabeamento de internet no projeto do imóvel
Quarto com função de home office mostra a importância de ter um projeto antes da obra

No caso de imóveis usados, é preciso analisar a infraestrutura existente para tentar aproveitá-la. “Caso a infraestrutura não seja suficiente, ou vai precisar fazer um complemento para chegar com o cabeamento de internet no ponto desejado ou quebrar a parede. Mas, se quiser minimizar a reforma, é possível tentar o forro ou o rodapé ou criar painéis para o cabeamento correr atrás”, acrescenta.

Influência do tamanho do imóvel no cabeamento da internet

Outro ponto importante é o tamanho do imóvel, que também é determinante para a instalação resultar em uma internet de qualidade já que será avaliado se o roteador tem capacidade de transmitir o sinal com eficiência para todos os ambientes ou se precisará instalar amplificadores de sinal. “Para um apartamento grande, é preciso mais pontos de internet ou repetidores de sinal. Já um pequeno, um ponto na sala é suficiente para ter internet em toda a residência”, afirma o arquiteto.

Outras variáveis também serão observadas em um projeto bem elaborado, que pode ser sinônimo de uma boa conexão. “Quanto mais aberto o imóvel e menos parede obstruindo, melhor o sinal. O tipo de parede influencia na intensidade, uma de gesso tende a bloquear menos do que uma de alvenaria. Além disso, pode instalar mais de um ponto de roteador ou repetidor de sinal para melhorar a qualidade. Há roteadores com intensidades diferentes e é importante verificar a capacidade para saber se é adequado”, lista Bruno Moraes.

Leia mais

+ Cresce preferência por casas entre os que buscam imóveis residências

+ Reforma durante a pandemia é possível, mas exige cuidados

+ Escolher bem os quadros para decorar a sala faz toda a diferença no ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.