03/08/2016

Folhas secas dão ar personalizado à decoração gastando pouco

A proposta é ecologicamente correta, barata e vai reforçar o estilo rústico e com personalidade ao ambiente

Fonte: ZAP em Casa

As folhas secas podem se tornar grandes aliadas na decoração da casa. Além de dar um toque personalizado, elas são uma solução simples e que não pesam no bolso, mas que podem causar um efeito bonito e diferenciado no ambiente. A proposta é ecologicamente correta, barata e vai reforçar o estilo rústico. Basta ter criatividade e bom gosto para acertar na escolha de como utilizar as folhas secas na decoração da casa e ter o outono, estação aconchegante, dentro de casa o ano inteiro.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

“As folhas secas estão cada vez mais em alta. Algumas são feitas para decorar e outras, além de dar um charme a mais na decoração, ainda exalam um cheirinho muito gostoso, que dá um toque especial ao ambiente”, afirma a arquiteta Juliana da Mata. Ela acrescenta que este tipo de vegetação seca pode ser usado de várias formas e em muitos ambientes, como em quartos, sala, banheiro e varandas.

Vaso com folhas secas
Elas também podem dar formas a enfeites modernos e com personalidade (Foto: Reprodução/Pinterest)

As folhas e flores secas podem ser compradas em lojas de decoração. “As lojas especializadas já têm galhos prontos ou soltos para a pessoa montar o arranjo, às vezes aplicar em painéis e usar em vasos de vidro só com folhas coloridas e perfumadas, salteadas no interior”, enumera a arquiteta do escritório Juliana da Mata Arquitetura. “Além disso, é possível usar folhas diferentes. Algumas lojas têm uns mixes que ficam super legais”, completa.

Apesar de ser possível encontrar folhas secas com preços acessíveis nas lojas, se a ideia é economizar e ter um efeito bonito na decoração da casa, é possível fazer as suas próprias folhas secas. Para isso, é preciso selecionar as folhas que ainda estão na árvore e que não tenham imperfeições causadas por insetos. A técnica para causar o efeito de envelhecido vai acontecer com o tempo, a partir do sistema de prensagem.

folhas_secas_decoracao

“Além disso, se a pessoa tem habilidade para trabalhos manuais, é capaz de fazer os objetos de decoração por conta própria”, garante Juliana da Mata. Alguns acessórios são fáceis de fazer e dão um ar totalmente personalizado ao ambiente, bem ao gosto do proprietário. E são muitas as possibilidades, basta ter criatividade e colocar as mãos na massa, respeitando a combinação na decoração do ambiente. “É preciso atenção porque esse tipo de objeto não combina com toda decoração porque dá um ar mais rústico ao ambiente”, acrescenta a arquiteta.

São muitas as possibilidades. É possível deixar um porta retrato totalmente diferenciado, colando folhas secas na moldura. Elas também podem dar formas a enfeites modernos e com personalidade. Uma possibilidade é colar as folhas secas em pote de vidro e colocar uma vela dentro. O efeito fica bastante bonito. Outra opção com vela é envolvê-la com folhas secas amarradas com uma fitinha.

Pote decorativo com vela e folhas secas
Uma possibilidade é colar as folhas secas em pote de vidro e colocar uma vela dentro (Foto: Reprodução/Pinterest)

Garrafas de vidro podem ser reaproveitadas como jarros e, desta forma, existem duas possibilidades: a primeira é abrigar as folhas secas dentro junto com sementes e a segunda é usar galhinhos de folhas secas, que podem ser encontradas em lojas de flores artificiais. Além disso, arranjos de flores podem ser montados com o uso de folhas secas, que podem ser combinadas com flores também secas e até velas. A madeira rústica pode dar o acabamento.

Vá um pouco mais além e imagine um painel feito com folhas desidratadas. Neste caso, é possível até ousar com a mistura de diferentes tipos de folhas secas para compor um efeito diferenciado em uma parede da sala ou do quarto. Não faltam opções, basta ter criatividade para alcançar um efeito diferente e personalizado ao ambiente e gastando pouco.

Quadros com folhas secas
Super charmoso esses quadros feitos com folhas desidratadas (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Inspire-se: confira ambientes com plantas na decoração

+ Veja como fazer um jardim vertical com sapateira

+ Jardim artificial é aposta para quem tem pouco tempo e quer estilo

+ Saiba como montar um jardim de acordo com os signos

+ Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

+ Aprenda a montar um jardim para espaços pequenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.