31/12/2006

Formas que têm a cara do negócio

Fonte: O Globo

Projeto de decoração de restaurante usa círculos, fazendo alusão a pratos

Um projeto de decoração idealizado para fazer alusão à gastronomia. Essa é a concepção do trabalho realizado pela designer de interiores Márcia Pacheco e pelo arquiteto Bruno Bottino para o Restaurante Don Perez, no bairro de São Francisco, em Niterói:

– A arquitetura privilegiou as linhas retas e a decoração usou os círculos, tanto nas peças distribuídas pelas paredes quanto nas luminárias do salão. Foi uma maneira de criar identidade com pratos e fôrmas usados no preparo de alimentos – explica Márcia.

As luminárias, aliás, foram criadas exclusivamente para o espaço. Feitas em aço inox, laca preta e lâmpadas especiais, que dão efeito de pingos de luz, elas são basicamente decorativas. Além da iluminação convencional, há fachos de luz na cor âmbar, direcionados para o teto.

O projeto do Don Perez levou cinco meses para ser executado e aproveitou parte dos revestimentos e do maquinário do antigo restaurante, que funcionava anteriormente no endereço.

– Desta forma, foi possível reduzir as despesas, sem precisar abrir mão de um projeto personalizado – diz Márcia.

Parte dos tijolos de demolição, dos pisos de madeira, placas de cimento e porcelanato foram mantidos. O desejo do cliente, segundo a designer de interiores, era criar um ambiente contemporâneo com alguns toques rústicos. Daí a utilização de elementos que atendessem a essas duas vertentes.

O restaurante tem 270 metros quadrados da área total. Esse espaço está dividido entre o hall de entrada, o salão (com bufê de comida a peso integrado) e um bar, que funciona num espaço separado, além da parte externa de varanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.