14/01/2010

Fortes rebate críticas ao Minha Casa, Minha Vida

Fonte: Agência Estado

Brasília – A Caixa Econômica Federal recebeu 3 mil propostas para construção de 619 mil unidades habitacionais subsidiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, de acordo com informações do ministro das Cidades, Marcio Fortes. Dos projetos apresentados até agora, já foram contratadas as construções de 247,9 mil unidades. Os dados da Caixa correspondem às operações fechadas até o dia 24 de dezembro passado.

Os números da Caixa, porém, estão aquém do previsto pelo governo à época do lançamento do programa. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse, na época do lançamento do programa, que a meta era encerrar 2009 com 400 mil unidades contratadas – 40% da meta de 1 milhão de moradias estará contratada até o final de dezembro.

O ministro Marcio Fortes contesta a crítica da oposição de que o programa Minha Casa, Minha Vida não deslanchou. Ele sustenta que 60% da meta de construção de um milhão de novas moradias já foram alcançados. Nesse cálculo, o ministro contabilizou tanto os projetos em análise como os já contratados. Segundo Márcio Fortes, o presidente Lula já fala até em levar mais recursos para ampliar o programa no segundo semestre do ano.

“Quando o programa foi lançado, as empresas não estavam prontas. Tinha terreno dando sopa por aí? E licença ambiental, não demora para sair? Para baixar imposto é a mesma coisa, demora. Outra coisa: tem empresa dando sopa querendo ir para o interior? Essas empresas estão preparadas para construir casas populares? A maioria delas são especializadas em construir imóveis para classe média e alta”, afirma o ministro.

Na avaliação do ministro, falta pouco para o governo bater a meta de 1 milhão de unidades apresentadas na Caixa. “Agora em diante, com a enxurrada de projetos, quanto mais entra, mais sai. Até o meio do ano já teremos um milhão de unidades apresentadas na Caixa. No segundo semestre, você vai ter uma parte significativa contratada e outras em obras. O presidente falou se bater um milhão, ele vai correr atrás para trazer mais recursos para o programa”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.