23/02/2007

Fórum: 200 conciliadores

Fonte: Jornal da Tarde

O Setor de Conciliação do Fórum João Mendes funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h30, para dar entrada em processos, e das 9h40 às 12h e das 13h40 às 17, para as audiências.

O departamento dispõe de um cartório e oito salas de audiência que funcionam simultaneamente. Nelas, 200 conciliadores – todos voluntários – realizam em torno de 160 conciliações por dia. Dos mais de 3.300 processos que entram na Junta, entre 76% a 79% são acordados em um prazo de 30 dias.

“A condição da Justiça Comum para resolver os processos estava muito ruim. As empresas, os bancos, os condomínios e as pessoas em geral demoravam ou desistiam de procurá-la para resolver essas questões porque achavam que não valia a pena”, lembra a juíza e coordenadora do Setor de Conciliação do Fórum João Mendes, Maria Lúcia Pizzotti.

Mas, graças à agilidade e desburocratização da Junta Conciliatória essa realidade está mudando. Prova disso é que 55% das ações que entram no Setor são de problemas envolvendo imóveis que deixam de tramitar por anos na Justiça e são resolvidos em um mês.

O atendimento é gratuito e, além da unidade que atende no Fórum João Mendes (Praça Doutor João Mendes, s/nº, sala 2.109, Centro), também há nos fóruns da Lapa e Santo Amaro. Será inaugurado no mês de março, um posto na Comarca do Guarujá (Litoral Sul).

“A unidade do Guarujá será muito importante para o setor imobiliário, porque muitas reclamações e conflitos envolvendo imóveis ocorrem por lá”, ressalta a juíza Maria Lúcia.

 

Leia também

 

Quando os vizinhos vão à Justiça

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.