27/08/2015

Rio de Janeiro: Freguesia é um dos bairros mais nobres da Baixada de Jacarepaguá

Um ponto famoso do bairro é a Igreja Nossa Senhora da Pena, instalada no Morro da Pena

Fonte: Revista do ZAP

A Freguesia, na zona oeste do Rio de Janeiro, já foi conhecida como local de casario tradicional (agrupamento de casas) e ruas tranquilas. Hoje, a região com 70.511 habitantes segundo o Instituto Pereira Passos (IPP), chama a atenção pela quantidade de prédios de alto padrão, condomínios residenciais fechados e centros comerciais  planejados. Entre os residenciais os de destaque são Bosque do Sabiá, Colina Verde, Eldorado, Vale Real e Vivendas da Serra. São muitas as ofertas de imóveis na Freguesia, localizada entre o Pechincha, a Cidade de Deus, o Tanque e o Anil.

Vista da Igreja ;nossa Senhora da Penha (Divulgação/ Prefeitura RJ)
Vista da Igreja Nossa Senhora da Pena (Divulgação/ Prefeitura RJ)

As vias principais são as estradas dos Três Rios, do Pau Ferro, do Bananal e do Gabinal, e as ruas Joaquim Pinheiro, Tirol e Araguaia. Nesta última ocorre uma feira livre todas as terças-feiras.  A Linha Amarela, importante via expressa do Rio de Janeiro, que liga a zona oeste à Ilha do Fundão, cruza o bairro. Um ponto famoso do bairro é a Igreja Nossa Senhora da Pena, instalada no Morro da Pena. Do alto é possível ter uma visão de toda a região de Jacarepaguá.

Nossa Senhora da Pena (Foto: Divulgação/ Prefeitura RJ)
Nossa Senhora da Pena (Foto: Divulgação/ Prefeitura RJ)

Moradores da Freguesia têm alguns locais de lazer e entretenimento, como o Bosque da Freguesia, uma reserva ambiental com espaço para a prática de caminhadas, e os shoppings Quality Shopping e Rio Shopping Center. Neste, além de cinemas, há um kartódromo. O comércio também tem destaque. Estão espalhados pelas ruas principais alguns hipermercados, farmácias e lojas de serviço. A Passarela da Freguesia é outro tradicional reduto de lojas de vestuário e alimentação.  No local há ainda salas de consultórios médicos particulares. O hospital mais importante da Freguesia é o particular Rios D´Or.

Para estudantes são várias as opções de cursos, colégios e faculdades. Os mais tradicionais da região são o Colégio e Curso Ícaro, o Santa Mônica, o Colégio Garriga de Menezes, o Colégio Primus, o Colégio Bahiense, a Faculdade Internacional Signorelli e a Universidade Cândido Mendes.

De acordo com a Prefeitura do Rio, a Freguesia foi a primeira região habitada da Baixada de Jacarepaguá, tornando-se uma zona rural. Os primeiros moradores apareceram ainda no século XVII, quando o bairro chamava-se Freguesia de Nossa Senhora do Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá, daí “Freguesia”.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.